InícioMais de 1600 mulheres devem passar pelo rastreamento do câncer em Prado

Mais de 1600 mulheres devem passar pelo rastreamento do câncer em Prado

 

Para ser atendida, as mulheres precisam levar documentos pessoais e o Cartão do SUS. A carreta móvel está estacionada na Praça do Palácio do Turismo, no centro da cidade do Prado.

O público alvo são mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo critérios definidos pelo Ministério da Saúde, por ser a faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença.

O rastreamento do câncer em mulheres pradenses é uma iniciativa da Prefeitura de Prado, por meio de parceria com o Governo do Estado da Bahia. O objetivo é promover a prevenção de doenças.

De acordo com Neralice Fernandes (Coordenadora da Atenção Básica), “os atendimentos estão acontecendo entre os dias 14 e 26 de outubro, com 150 mulheres atendidas em dois turnos, manhã e tarde”, explicou.

Para a Prefeita do Prado, Mayra Brito, “a prevenção sempre foi o melhor remédio, por isso o município tem realizado grandes investimentos na rede da atenção básica e na estratégia de saúde, porque não existe mágica, se cuidar aumenta a qualidade de vida e evita longos períodos de internação hospitalar”, argumenta.

O CÂNCER DE MAMA – Segundo o  Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais sinais e sintomas da doença são caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos; e pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado na fase inicial, pode ser tratado, impedindo que o tumor se propague pelo corpo. O exame precoce pode salvar a vida de mulheres com câncer.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado brasileiro deve votar nesta terça PEC para criminalizar porte de drogas em qualquer quantidade

O Senado brasileiro deverá votar nesta terça-feira (16) uma Proposta de Emenda à Constituição...

Deputado quer dar nome do pai de Bolsonaro a rodovia de SP

O deputado estadual Gil Diniz diz que Percy Geraldo Bolsonaro prestava serviço à comunidade...

TCU aponta “descontos indevidos em larga escala” e pressiona INSS

São Paulo — Um relatório de inspeção concluído neste mês por auditores do Tribunal...

Reduzir indexador da dívida dos Estados é fundamental, diz Pacheco

Presidente do Senado também defende a ampliação das contrapartidas para investimentos em educação e...

Mais para você