Aeroporto Santos Dumont é fechado após jatinho sair da pista durante pouso
O Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, foi fechado na tarde desta quinta-feira, por volta das 16h10, após um jatinho Embraer Phenom 100 sair da pista durante o pouso. A aeronave, com matrícula PS-VEE e capacidade para cinco passageiros, foi projetada em 2009 e levava o piloto e um tripulante. Felizmente, não houve feridos.
Imediatamente, o Plano de Emergência do aeroporto foi ativado, resultando na suspensão das operações para viabilizar a remoção do jatinho. Equipes do Corpo de Bombeiros prestaram apoio, enquanto técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram enviados ao local para investigar as causas do incidente, conforme informado pela Infraero.
Até o momento, 13 voos foram desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, além de 16 cancelamentos registrados, de acordo com a Infraero.
O fechamento temporário do aeroporto causou transtornos significativos aos passageiros no terminal, com relatos de voos cancelados e dificuldades para encontrar alternativas de embarque. Muitos estavam em conexão em São Paulo, rumo a destinos internacionais.
“Nosso voo estava agendado para as 15h15, com destino a Viracopos, pela Azul. Primeiro, informaram que estava atrasado por meia hora, depois por uma hora, até que finalmente foi cancelado. Tive que correr para pegar minha mala de volta e enfrentar filas imensas. Ninguém sabia fornecer as informações corretas. Perdi minha conexão para o Porto, em Portugal,” desabafou a funcionária pública Ana Mesquita, que aguardava no aeroporto.
A aeronave é propriedade da VEE One Manutenção e Serviços Ltda., uma empresa de Campinas especializada na manutenção de aviões. Segundo os registros da Anac, o jatinho possui licença para uso privado e não estava autorizado a realizar táxi aéreo.
As causas da saída de pista permanecerão sob investigação pelo Cenipa.


