Democrata nos EUA propõe penalizações para motoristas sonolentos em Teslas

Compartilhe

Congresso dos EUA investiga uso indevido do Autopilot da Tesla após vídeos de motoristas distraídos

Washington – O debate sobre a segurança dos sistemas Autopilot e Full Self-Driving da Tesla ganha força. Nesta quinta-feira (10), o deputado democrata Raja Krishnamoorthi, do estado de Illinois, solicitou que a Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA) investigue denúncias de motoristas que parecem estar dormindo ou distraídos enquanto dirigem, com base em uma reportagem da NBC News.

Em sua carta dirigida ao secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, Krishnamoorthi mencionou 43 vídeos que mostram situações preocupantes, sendo 17 deles registrados apenas neste ano. O deputado enfatizou que é necessário assegurar que as montadoras adotem previsões de segurança eficazes, evitando que os motoristas confiem excessivamente em sistemas que ainda requerem vigilância constante.

Leia também: Tesla anuncia novidades para o “robotáxi” que promete revolucionar a mobilidade.

“A NHTSA está ciente do aumento de vídeos que mostram motoristas da Tesla aparentemente desatentos ao dirigir enquanto o Autopilot ou o FSD estão ativos?”, questionou o deputado. Ele também indagou se a agência avaliou as medidas de segurança da montadora em casos de obstrução da câmera da cabine ou condições de visibilidade adversas.

A Tesla já tomou medidas anteriores, incluindo um recall este ano de cerca de 2 milhões de veículos nos Estados Unidos, com o objetivo de aumentar a atenção dos motoristas ao utilizar a tecnologia.

A montadora defende que seus sistemas Autopilot e Full Self-Driving permitem que os carros dirijam autonomamente em algumas situações, embora afirme ser essencial que os motoristas permaneçam “totalmente atentos” com as mãos no volante.

A NHTSA, por sua vez, tem ampliado investigações sobre os veículos da Tesla, analisando relatos que apontam falhas de segurança em situações de baixa visibilidade e uma série de acidentes que envolveram suas tecnologias. Recentemente, a agência abriu investigações separadas sobre 2,9 milhões de veículos da Tesla após relatos que indicavam violações nas normas de segurança no trânsito.

WhatsApp do Itamaraju Notícias:   (73) 99958-1514.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você