Reorganização das Férias de Julho por Conta da Copa do Mundo Feminina
As férias escolares do meio do ano de 2027 serão reformuladas nas cidades que serão impactadas pela Copa do Mundo Feminina da FIFA, programada para acontecer no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho. A medida foi regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) e estabelece diferentes diretrizes conforme o impacto do torneio em cada localidade.
Com um total de 64 partidas entre 32 seleções, o evento ocorrerá em oito estados brasileiros: Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e o Distrito Federal.
Alterações no Calendário Escolar
As novas regras afetam diretamente as cidades-sede da competição e aproximadamente 174 municípios que fazem parte de suas áreas metropolitanas ou regiões de influência. Nesses lugares, os sistemas de ensino precisam ajustar o calendário escolar de 2027 para que o recesso após o primeiro semestre coincida com a realização da Copa do Mundo.
Para redes estaduais e municipais em localidades que não sofrerão impacto direto da competição, a decisão sobre a adaptação do calendário fica a critério de cada sistema. Estas instituições devem considerar fatores educacionais, socioeconômicos e climáticos antes de optar pela mudança.
Objetivo da Medida
As diretrizes, formalizadas no Parecer CNE/CEB nº 7/2026, do Conselho Nacional de Educação (CNE), foram homologadas pelo MEC no dia 8 de agosto. O documento tem como objetivo garantir segurança jurídica e uniformidade nos sistemas de ensino durante o período do evento.
Com isso, estudantes e educadores poderão acompanhar os jogos sem prejuízo nas atividades escolares. Além disso, a medida visa melhorar a organização da mobilidade urbana e minimizar congestionamentos nas cidades anfitriãs.
Cumprimento da Carga Horária
Embora haja alterações no período de recesso, a adaptação do calendário não afeta a exigência de cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária mínima anual de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). As orientações também se aplicam aos cursos de qualificação profissional e educação técnica de nível médio previstos na legislação.