A 23ª rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sábado, 15, com Palmeiras x Fluminense, às 16h30, e traz a estreia de um conjunto de regras novas da CBF, alinhadas aos ajustes da IFAB, para deixar o jogo mais ágil e com menos interrupções.
As mudanças, aprovadas pela CBF na segunda-feira (dia 10) com participação dos clubes, visam aumentar o tempo de bola em jogo e reduzir jogadas para retardar a partida. A maior parte já foi testada na Copa do Mundo, mas uma novidade entra em campo pela primeira vez: o protocolo de atendimento médico aos goleiros.
No novo protocolo, quando um goleiro recebe atendimento em campo, um jogador de linha da mesma equipe também fica fora por um minuto, decidido pelo técnico ou pelo capitão. A regra é inédita e não foi utilizada na última Copa do Mundo.
Além disso, qualquer jogador que receber atendimento médico em campo deve permanecer fora por um minuto antes de retornar à partida.
Goleiros passam a ter oito segundos para reposicionar a bola nas cobranças. Ultrapassar esse tempo entrega a posse ao adversário, que ganha o direito a um escanteio.
Tiro de meta e lateral também passam a ter limite de tempo: o jogador tem cinco segundos para a cobrança. Se não cumprir, a jogada é herdada pela equipe adversária (no tiro de meta há escanteio para o oponente; nos arremessos de lateral a posse passa a quem cobrar).
Substituições ganham regras mais rígidas: o jogador que for substituído tem dez segundos para deixar o campo; exceder esse tempo pode gerar cartão amarelo, dentro do objetivo de evitar atrasos nos minutos finais.
Outro ponto: apenas o capitão poderá conversar com o árbitro durante a partida. O árbitro sinalizará com um punho cerrado acima da cabeça para indicar a disponibilidade de diálogo, e todos os demais jogadores deverão manter distância de pelo menos quatro metros, sob pena de cartão amarelo.
Há também o protocolo Vini Jr. para discussões acalhadas: jogadores que cobrirem a boca durante o bate-boca podem receber cartão vermelho. O árbitro de vídeo (VAR) ganha novas possibilidades, com revisão de casos de segundo cartão amarelo que resultem em expulsão; a primeira advertência continua fora do alcance do VAR, e, a partir de 2027, o recurso poderá intervir em lances de escanteio que levem a gol ou pênalti.
Com esse pacote, a CBF busca reduzir interrupções e aumentar o tempo efetivo de jogo no Campeonato Brasileiro. A implementação começa já neste sábado, com Palmeiras x Fluminense abrindo a rodada.
E você, o que acha dessas mudanças? Deixe seu comentário e conte como imagina que elas vão impactar o dia a dia das partidas.