Frente fria provoca ventos de até 70 km/h e chuvas intensas na Bahia

Compartilhe

Alerta de chuva forte e ventos no Extremo Sul da Bahia – A Bahia se prepara para a chegada de uma frente fria, que trouxe à região do Extremo Sul e Baixo Sul um alerta para possíveis chuvas intensas e rajadas de ventos de até 70 km/h. A previsão, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), é válida até as 13h desta quinta-feira, 3.

Conforme o Inema, a aproximação do sistema climático intensificará as áreas de instabilidade entre a tarde dessa quarta-feira (2) e a tarde da quinta. Durante esse período, os acumulados de chuvas poderão alcançar 50 milímetros em 24 horas.

Para mais atualizações sobre a Bahia, entre no nosso canal do WhatsApp. Compartilhar no Whatsapp

Além dos elevados índices de precipitação, são esperadas pancadas de chuva com intensidade variada, acompanhadas de raios e ventos fortes, especialmente nas áreas sob alerta. As rajadas poderão variar entre 50 e 70 km/h.

Possíveis Transtornos

Entre os problemas que poderão ser gerados pelo mau tempo estão:

  • Quedas de árvores e galhos;
  • Deslocamento de objetos e estruturas leves;
  • Interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.

O litoral também deve ser observado, já que a instabilidade poderá impactar atividades marítimas. O Inema recomenda precaução na navegação e em atividades realizadas no mar durante o alerta.

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

A população deve evitar se aproximar de árvores, postes e objetos que possam ser deslocados pelos ventos, além de áreas fragilizadas.

Leia Também:

Frente fria provoca queda nas temperaturas

Além da chuva, a passagem da frente fria deverá resultar em uma significativa queda nas temperaturas do Extremo Sul da Bahia.

Em Eunápolis, a máxima prevista cairá de 35°C nesta quarta para 24°C na quinta, uma redução de 11°C. Em Teixeira de Freitas, a temperatura pode variar de 33°C para 23°C no mesmo período.

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Durante esta quarta, a região deve registrar aumento na nebulosidade e pancadas de chuva à noite, além da possibilidade de trovoadas.

Na quinta, mesmo com a diminuição da força da frente fria, áreas de instabilidade continuarão a afetar o Baixo Sul, Salvador e o Recôncavo, ocasionando chuvas de fraca a moderada intensidade ao longo do dia.

Calor intenso persiste no interior

Enquanto o litoral enfrenta chuvas e temperaturas menores, regiões do interior da Bahia ainda sofrem com o forte calor e a baixa umidade.

  • Quarta-feira: máximas poderão chegar a 40°C em Barra e Bom Jesus da Lapa, com 39°C em Paulo Afonso e Remanso, e 38°C em Juazeiro.

No Oeste, Sudoeste e Vale do São Francisco, a umidade é prevista para ficar abaixo de 20% nos períodos mais quentes.

  • Quinta-feira: As temperaturas seguirão elevadas, com máxima de 37°C em Formosa do Rio Preto e 36°C em cidades como Barra, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Remanso.

Em caso de emergência devido às condições climáticas, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

WhatsApp do Itamaraju Notícias:   (73) 99958-1514.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região
Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você