Em um recente levantamento, o Banco Central (BC) revelou que a taxa média total dos juros relacionados ao rotativo do cartão de crédito apresentou uma redução, passando de 442,4% ao ano em junho para 436,2% em julho. Da mesma forma, o juro do parcelado também recuou, de 191,4% para 189,3%. Assim, considerando o total do cartão de crédito — que inclui tanto o rotativo quanto o parcelado — a taxa caiu de 97,3% (revisado de 97,4%) para 91,6%.
Uma nova legislação estabelece que os juros do rotativo e do parcelado não podem ultrapassar 100% do valor principal da dívida, entrando em vigor a partir de janeiro de 2024.
Apesar das taxas informadas pelo BC, que podem sugerir um possível descumprimento da lei por parte das instituições financeiras, o cenário é mais complexo. O Banco Central utiliza uma metodologia que extrapola as taxas mensais cobradas para uma projeção anual, no entanto, essas taxas não necessariamente refletem o tempo que os consumidores permanecem no rotativo, já que muitos acabam utilizando o cartão por um período curto, como dias ou semanas.

O BC confirmou que a continuidade da série histórica de dados sobre juros se manterá, visto que ela serve como referência crucial para a análise da evolução das taxas e contribui significativamente para a composição da taxa de juros cobrada pelo sistema financeiro.
Crédito: Banco Central.


