Jornal IN | Itamaraju NOTÍCIAS - IN 24 horas - Jornal eletrônico com notícias de ITAMARAJU e região
Itamaraju (BA)
  • WhatsApp (73) 99958-1514

28 de julho é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Curiosidades
Publicado em 27 de jul de 2021 e atualizado às 18:55

Antes de construir, faça um orçamento e visite a CONSTRUTORA LIMA.

As hepatites virais dos tipos B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, inclusive crianças, causando 1,4 milhão mortes por ano.

Trata-se de uma condição que pode ser evitada e tratada – além de ser curável, no caso da hepatite C. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, mais 80% das pessoas que têm hepatite carecem de serviços de prevenção, testagem e tratamento. Durante a pandemia por coronavírus, a testagem para casos suspeitos de hepatite caiu 40%. 

O isolamento e distanciamento social impostos pela pandemia de COVID-19, o medo da população de se expor ao vírus e outros fatores estruturais levaram a uma importante redução na procura pela vacinação em 2020, intensificando um movimento de queda de coberturas verificado no Brasil desde 2020. 

Para falar a respeito da importância da prevenção, tratamentos disponíveis e vacinação, temos à disposição o Dr. Vitorio Kemp, gastroenterologista com especialização em hepatologia e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro – Unisa.