InícioEditorial5G terá cobertura em 10% a 15% da região urbana de Salvador,...

5G terá cobertura em 10% a 15% da região urbana de Salvador, diz Anatel

A nova geração de internet móvel, o 5G, já está em operação em cinco capitais brasileiras e Salvador será uma das próximas a receber a tecnologia. Segundo o Superintendente de Outorgas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinicius Caram, a nova rede será ofertada na capital já na próxima semana. Ele explica que, de início, incluirá uma zona entre 10% a 15% da região urbana, sendo o restante da capital atendida gradualmente em até quatro anos. Regiões beneficiadas devem ser decidias ainda nesta semana. 

“Compete a Agência disponibilizar faixa de 3,5 GHz, que permite ativação do 5G puro – tecnologia sem interferência e, portanto, velocidade até 100 vezes maior que a rede 4G – em todas capitais brasileiras. O que está acontecendo é: a Anatel libera a faixa e dois dias depois as empresas já estão manifestando interesse em ativar. Acreditamos que Salvador já tenha seu sinal 5G ativo em agosto”, afirma. 

LEIA MAIS: 5G no Brasil: o que essa tecnologia irá mudar no nosso dia a dia?

Para o conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz Moreira, que preside o grupo responsável pela limpeza da faixa por onde vão transitar os sinais de internet, a ativação será na terça-feira da próxima semana, dia 16 de agosto. Testes para detectar possíveis interferências no sinal começaram nesta terça-feira (9) e, caso o funcionamento esteja correto, a liberação da faixa para ativação do 5G será formalizada nesta sexta-feira (12).

É quando haverá reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), setor de implantação do 5G. Apesar das afirmações, a Agência comunicou à reportagem que a definição sobre implantação do 5G em Salvador será cravada apenas após reunião. 

As operadoras Claro, TIM e Vivo informaram que estarão à disposição para ativação assim que a Anatel liberar as faixas de radiofrequência.

Diretor de vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento evidencia que o prazo estabelecido pela Agência será cumprido pela operadora. Ele também explica sobre funcionamento para clientes. “Todos clientes que tiverem chip TIM com aparelho 5G vão ter o uso da rede da TIM 5G”, elucida. A empresa disponibilizará pacotes com maior latência – tempo gasto para o dispositivo receber resposta da torre de celular – e serviço de cloud gaming. Assim, jogos eletrônicos, a exemplo de Fortnite, já estarão salvos “na nuvem”, ao invés do dispositivo do usuário. 

Quanto à cobertura, Talento destaca que o objetivo é cobrir a meta estabelecida pela Anatel, porém, a TIM tem sobre-elevado as metas, inclusive, em São Paulo, onde a finalidade era ter inicialmente cobertura de 10% e a operadora está atendendo todos os bairros da capital. 

A Vivo comunicou que não tem informações sobre a ativação do 5G na Bahia, portanto, não foi informada à reportagem a previsão de aplicação da operadora no estado, assim como os bairros que serão contemplados e número de clientes com dispositivo adaptado à tecnologia na Bahia. “Podemos afirmar que a Vivo está pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências”, destaca a operadora, em nota. 

A fundação telefônica ressaltou que para acessar a internet móvel, é preciso possuir um aparelho compatível – a Vivo conta com 49 modelos em seu portfólio. Atualmente, a operadora possui cerca de três milhões de clientes com aparelhos compatíveis 5G em sua base.  “A Vivo vem há anos preparando sua infraestrutura de rede, com bilhões em investimento, e dezenas de parceiros globais em tecnologia para iniciar a operação com a melhor arquitetura de rede possível”, afirma. 

Já a Claro destacou que já está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G+ em Salvador, aguardando apenas a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi. “Hoje, a Claro já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G+ em seu portfólio e estimula preços mais acessíveis para o consumidor, que pode adquirir um smartphone a partir de R$1.299, no plano pós-pago e com opção de parcelamento a longo prazo”, diz em nota. A lista de bairros que serão contemplados também não foi divulgada.

Assim como as outras operadoras, a Oi foi contatada, porém, não respondeu a solicitação de informações sobre o 5G no estado. 

O que muda com o 5G?

Para as conexões, as principais mudanças com a chegada da nova tecnologia em Salvador podem ser explicadas, de forma básica, através da transformação de dois pontos: velocidade e latência. É isso que fala Tauan Souza, analista de tecnologia do Sebrae.  “Hoje, com o 4G, um filme com qualidade FullHD tem download médio em 5 ou 6 horas. Com o 5G, você vai fazer o mesmo download em 5 ou 6 segundos. A latência é a troca de informação entre um servidor e qualquer aparelho. No 4G, ela é de 80 milissegundos, o que deve cair, no 5G, para 1 ou 2 milissegundos. Cai demais e você tem uma conexão muito mais estável, com qualidade muito maior”, afirma Souza. 

A partir dessas mudanças e a interação entre velocidade e latência, o impacto é gigante, ainda de acordo com o analista. Todo o cenário digital vai se alterar com a chegada do 5G e, se falamos hoje em lentidão em troca de fotos de alta qualidade pelo celular e temos dificuldade em transmissões de filmes, com essa tecnologia isso deixa de existir.

Para as empresas e os negócios, as transformações também são notáveis. Como ferramenta, o 5G viabiliza a chegada de outras tecnologias, que devem ter muita influência nos mundo dos negócios. “Há um desdobramento muito grande nos mundo dos negócios, que passa a ser um ambiente com diversas possibilidades, um mundo em construção. Não dá para enumerar quatro ou cinco impactos, poderia passar um dia inteiro falando sobre. A partir de agora, tudo muda”, fala ele, prevendo o surgimento de novos negócios com o 5G.

Para o secretário municipal de Tecnologia e Inovação (Semit), Samuel Araújo, a quinta geração de internet móvel, também vai atrair naturalmente, para a capital baiana, as empresas que disponibilizam os serviços de última geração para os cidadãos, e que a prefeitura pretende atuar como um incentivador através de políticas públicas. 

“Na hora que a gente implantar o 5G, a própria matriz das empresas privadas trarão os serviços tecnológicos para a capital. A prefeitura tem uma série de incentivos e pretende ajudar essas organizações com políticas públicas. Isso vai aprimorar principalmente as startups no desenvolvimento de novas soluções”, destaca o secretário. 
 

5G deve estar disponível em janeiro para Feira de Santana e junho para Itabuna, Conquista, Lauro, Juazeiro e Camaçari

De acordo com a Anatel, a partir de 1º de janeiro de 2023, a liberação para uso na faixa de 3,5 GHz se dará nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 mil habitantes. Assim como, a partir de 30 de junho de 2023 nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 200 mil habitantes. 

Neste caso, a cidade de Feira de Santana (624.107 habitantes), se apta conforme critérios da entidade, receberá a tecnologia na região. Já Vitória da Conquista (343.643), Camaçari (309.208), Juazeiro (219.544), Itabuna (214.123) e Lauro de Freitas (204.669) poderão receber as torres ao final do primeiro semestre de 2023. As informações sobre número populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Depois das capitais em 2022, cidades acima de 500 mil devem ser limpas até o começo do ano e as empresas com certeza terão interesse em ativar antecipadamente do que esperar o prazo, que é 2025. […] Feira de Santana e, posteriormente, Vitória da Conquista e Camaçari não existe nenhum impedimento para entrada do 5G no estado. É questão de cronograma”, diz Caram. 

A reportagem entrou em contato com todos os municípios citados acima para entender expectativas e como a infraestrutura da cidade está organizada para o 5G. Somente a prefeitura de Vitória da Conquista respondeu comunicando que aguarda orientação da Anatel em caso de auxílio municipal.

Além das principais cidades no interior baiano, o 5G será ofertado a partir de 30 de junho de 2024 nos municípios brasileiros com população igual ou superior a 100 mil habitantes e, a partir de 30 de junho de 2025, em pelo menos 75% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes. Só em 2026 a tecnologia estará disponível para os demais municípios. 

Lista de aparelhos compatíveis com 5G

Com a iminência da chegada do 5G em todas as capitais do Brasil até o fim de setembro, a Anatel já divulgou quais marcas e quais modelos de smartphones estão aptos a receber a nova tecnologia quando ela já estiver ativa. Veja a lista:

Apple

iPhone SE (3ª geração)
iPhone 12
iPhone 12 Mini
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone 13
iPhone 13 Mini
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro Max

Samsung

Galaxy S21 FE 5G
Galaxy S21 5G
Galaxy S21+ 5G
Galaxy S21 Ultra 5G
Galaxy S22
Galaxy S22+
Galaxy S22 Ultra
Galaxy A13
Galaxy A22 5G
Galaxy A32 5G
Galaxy A33 5G
Galaxy A52 5G
Galaxy A52s 5G
Galaxy A53 5G
Galaxy A73 5G
Galaxy M23 5G
Galaxy M33 5G
Galaxy M52 5G
Galaxy M53 5G
Galaxy Z Flip 3 5G
Galaxy Z Fold 2 5G
Galaxy Z Fold 3 5G
Galaxy Note 20 5G
Galaxy Note 20 Ultra 5G

Motorola

Moto G 5G Plus
Moto G 5G
Moto G50 5G
Moto G62 5G
Moto G71 5G
Moto G82 5G
Moto G100 5G
Moto G200 5G
Motorola Edge
Motorola Edge 20
Motorola Edge 20 Lite
Motorola Edge 20 Pro
Motorola Edge 30
Motorola Edge 30 Pro

Xiaomi

Mi 11 Lite 5G
Mi 12 Pro 5G
Xiaomi 12 Lite
Poco M3 Pro 5G
Poco M4 Pro 5G
Poco X4 Pro 5G
Redmi Note 10 5G
Redmi Note 11 Pro 5G

Asus

Zenfone 8
Zenfone 8 Flip
ROG Phone 5
ROG Phone 5s

Realme

Realme GT Master
Realme GT 2 Pro
Realme 9 Pro+

TCL

TCL 20 Pro 5G

Infinix

Zero 5G

Nokia

Nokia G50

Lenovo

Legion Phone Due

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

A imagem pública das acompanhantes: desafios e oportunidades atuais

No Brasil, a imagem pública das acompanhantes na Bahia é uma questão cercada de...

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta sexta-feira (26) o hangar da...

Vídeo: mulher é agredida e jogada no chão por bandido durante assalto

Reprodução/Sintonize DF (@sintonizedf) 1 de 1 Uma mulher foi agredida durante um assalto, em...

Polícia investiga caso de jovem, que morreu após deixar sauna gay no centro de SP

A Polícia Civil investiga o caso de um homem de 23 anos, que morreu...

Mais para você