InícioEditorialA impossível leveza de cada dia

A impossível leveza de cada dia

Todo mês de maio bate aquela sensação de que o ano dobrou a esquina. De junho em diante, sobe o cheiro de canjica e amendoim e, em dezembro, tudo vira uma profusão de piscas-piscas e panetones de chocolate. Entre o anarriê e as generosidades fugazes do Natal, seguimos rumo a uma incógnita histórica: 2023.

Mas 2022 não tem sido um ano tão ruim, argumentam os gurus da positividade. Parafraseando o título de um livro de Fante, eu penso que sim. Quem sou eu na fila do namastê que habita em mim para desafinar o coro dos contentes? Então façamos assim: vamos mentalizar coletivamente que hoje somos bem melhores.

Não vale olhar para trás, agir como a Mulher de Lot. Devemos ignorar solenemente os crimes cometidos contra o povo Yanomami e todas as barbaridades cotidianas que dilaceram os vulneráveis. É extremamente perigoso para a nossa delicada sensibilidade ir além do levante de hashtags ou da produção de memes.

Sugiro uma solução simbólica e positiva mentalmente. Façamos de conta que somos da tribo dos likoualas, os menores seres humanos do planeta, os trêmulos pigmeus africanos do conto A menor mulher do mundo, de Clarice Lispector, para quem não ter sido devorado, ao fim de cada dia, é a única fonte de satisfação.

Vamos celebrar então o fato de ainda estarmos vivos e termos uma árvore só nossa, mirante de onde é possível contemplar a destruição dos povos da floresta. Sim, vamos festejar efusivamente nossa vitória provisória contra a morte em aglomerações saudáveis. O amor é não ser devorado, diz o conto.

E é claro que esse texto contém ironia. Contém tristeza também. E horror. Sensação incomoda de impotência. Cheiro de sangue. Revolta que mal cabe nos caracteres. Uma pequena esperança que ainda é ninfa. O medo de que a ninfa nunca desabroche em esperança. Mas tentem ler com alguma leveza, recomendo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Projeto que libera estados legislarem sobre armas avança na Câmara

Foto: Pedro França/Agência Senado Fachada do Palácio do Congresso Nacional 24 de abril de...

Ana Maria chora ao conversar com tutor de cachorro morto em voo da Gol

Ana Maria Braga entrevistou o engenheiro João Fantazzini Júnior, tutor do cãozinho Joca, de...

Mais para você