Alta de preços leva o brasileiro a ir menos ao supermercado, diz Abras

Compartilhe

Com a alta dos preços dos alimentos, o brasileiro tem ido cada vez menos ao mercado.

É o que aponta a pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados sobre o Consumo nos Lares Brasileiros, referente ao 1º trimestre de 2022, divulgada nesta quinta-feira (12).

De acordo com o vice-presidente da Associação, Márcio Milan, com uma renda mais restrita, o brasileiro também tem trocado os produtos por marcas mais baratas e limitado as compras de alimentos.

Com a inflação batendo 12,13% em 12 meses, está difícil ir às compras. É o que afirma a diarista Francisca Jansen.

Para o economista Guidborgongne da Silva, conselheiro da Regional de Economia do Distrito Federal, a queda no poder de compra na hora de ir ao mercado é porque a renda do brasileiro caiu, decorrente da ausência de reposição inflacionária nos salários da maioria dos trabalhadores.

Ele explica que nesse contexto, os supermercados estão procurando ofertar produtos básicos e diminuindo a oferta de produtos mais caros. Segundo o economista a tendência é que esse cenário continue nos próximos meses.

A pesquisa revelou ainda que a alta do óleo diesel acumulada em 53,58% em 12 meses, teve impactou direto nos preços dos alimentos.

De acordo com a Abras, a cesta de compras subiu 15,45% em 1 ano. Chegando em média a R$ 736,34. A maior alta foi no Sul do país; chegou a R$ 814,48. E o menor valor foi encontrado no Nordeste, de R$ 665,66.

O tomate foi um dos vilões, o preço subiu no último ano 122,68%.

O Leite Longa vida acumulou alta de 16,91%, o óleo de Soja 25%, e o ovo 20,11%.

Já o açúcar apresentou queda, de 13,25%, nos últimos 12 meses.

Economia Brasília 12/05/2022 – 15:04 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Kariane Costa – Repórter da Rádio nacional Supermercado Inflação poder de compra quinta-feira, 12 Maio, 2022 – 15:04 203:00

HOT & NEW
Thank You
You are now Subscribed to our product newsletter.
HOT & NEW
Thank You
You are now Subscribed to our product newsletter.