InícioEditorialArgentina, Chile, Paraguai e Uruguai lançam candidatura para Copa de 2030

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai lançam candidatura para Copa de 2030

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram, nesta terça-feira, sua candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, a primeira compartilhada entre quatro países.
As autoridades desses países oficializarão a candidatura no Estádio Centenário, em Montevidéu, onde o Uruguai derrotou a Argentina por 4 a 2 na final da Copa de 1930 e se sagrou como o primeiro campeão mundial.
Os mandatários de cada federação candidata, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, assim como os respectivos ministros de Esportes, mostrarão o selo de um “mundial Centenário”.
O desejo de trazer a Copa de volta à América do Sul vem de longa data e começou a ser desenhado entre Uruguai e Argentina. Em 2017, antes de um jogo entre as seleções pelas Eliminatórias, Luis Suárez e Lionel Messi posaram juntos com números em suas camisas que formavam 2030, dando o pontapé inicial para uma campanha que depois agregou Chile e Paraguai.
Já neste ano, em meados de junho, após presidir uma reunião entre representantes dos quatro países em Assunção para formar uma mesa de trabalho, o vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, indicou que o objetivo é “recorrer à história e, sobretudo, ao que o futebol representa para esta parte do continente”.
Domínguez também enfatizou o mesmo ponto: “Ao completar 100 anos, a Copa do Mundo deve voltar a sua casa original, a América do Sul”, tuitou então o presidente da Conmebol.

Forte rival

Espanha e Portugal, em conjunto, são por enquanto a única candidatura rival, após se postularem em junho de 2021. Marrocos, que a princípio se reuniria aos países ibéricos, pode se candidatar sozinho, mas ainda não o fez oficialmente.
Da mesma forma, Reino Unido e Irlanda desistiram em fevereiro da ideia de outra candidatura conjunta para o Mundial de 2030 e voltaram suas atenções para a Eurocopa de 2028.
Em outubro de 2021, o governo de Israel informou que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, lançou a ideia de que o país poderia organizar o Mundial de 2030 com outros países da região liderados pelos Emirados Árabes Unidos.
Até agora, a maioria das Copas aconteceu na Europa. Antes do Mundial de 2014, no Brasil, a última edição na América do Sul tinha sido em 1978, na Argentina. Já o torneio de 2026 será organizado por Estados Unidos, México e Canadá, a primeira vez com três países em conjunto.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Construiremos um poder militar esmagador, diz irmã de Kim Jong-un

Kim Yo-jong afirma que os EUA ficarão expostos “a um perigo maior” se “persistirem”...

Pedetista questiona contratos da Petrobras com empresas da Lava Jato

Um deputado federal do PDT, partido da base do governo Lula, questionou o ministro...

Mais para você