InícioEditorialEconomiaArroz, milho e soja são 92% de toda a produção de grãos...

Arroz, milho e soja são 92% de toda a produção de grãos no Brasil

O Brasil deve colher este ano 261,5 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, número 3,3% acima da safra do ano passado. A previsão é do levantamento de produção agrícola do IBGE, que ficou 1,0% maior no mês de abril, em comparação com o estimado em março. A expectativa de área a ser colhida também aumentou ligeiramente e deve ficar em 71,9 milhões de hectares, 4,9% a mais do que em 2021.

O arroz, o milho e a soja, três principais produtos agrícolas do país, representam 92,2% da estimativa da produção e 87,8% da área. Enquanto a porção de terra dedicada aos cultivos de milho e soja aumentaram com relação ao ano passado, por outro lado deve haver redução no tamanho das lavouras de arroz e de trigo. Já a conta em toneladas, prevê aumento de 11,6% na produção de algodão herbáceo, de 1,4% na de trigo e de 27,5% no caso de milho. 

Mas o levantamento destaca ainda que com relação a estimativa anterior também teve aumento as projeções de colheita da batata inglesa e do feijão. Por outro lado, a expectativa para a produção de café caiu 2,2%, totalizando 3,3 milhões de toneladas, ou 54,9 milhões de sacas. Ainda assim, isso representa crescimento de 12,0% com relação a 2021. Entre as unidades da Federação, Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 30,5%, seguido pelo Paraná, com 13,9% e Goiás com 10,7%.

Economia Safra total de cereais, leguminosas e oleaginosas este ano subirá 3,3% Rio de Janeiro Portaria define vazio sanitário da soja para 20 estados e o DF Lewandowski suspende aprovação automática de registro de agrotóxicos Satélites ajudarão a fazer mapeamento completo da soja no Brasil 12/05/2022 – 11:59 Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional grãos soja Milho arroz IBGE safra quinta-feira, 12 Maio, 2022 – 11:59 116:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ministro de Israel pede resposta “desproporcional” contra o Irã

Bezalel Smotrich disse que a reação isralense deve fazer os iranianos lamentarem o “momento...

Presidente de movimento negro do PSDB vê falta de ações no governo Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Arquivo O presidente Lula 18 de abril de 2024 | 11:13 ...

Teixeira de Freitas é finalista no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas é finalista da 12º edição do Prêmio...

Vídeo: Davi revela como fica o relacionamento com Mani após o BBB24

Após muitos rumores sobre os problemas na relação de Mani Reggo com a família...

Mais para você