InícioEditorialBahia tem 6ª maior população que se autoidentifica como bissexual ou homossexual

Bahia tem 6ª maior população que se autoidentifica como bissexual ou homossexual

A Bahia tem 204 mil pessoas que se autoidentificam como homossexual (lésbica ou gay) ou bissexual, o que representa apenas 1,8% da população do estado. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (25), em um estudo inédito que investiga a orientação sexual da população.

Segundo o instituto, a proporção de autoidentificados como homossexuais ou bissexuais no estado foi igual à verificada no país como um todo (1,8%), onde 2,920 milhões de pessoas informaram essas orientações sexuais – de um total de 159,171 milhões de adultos. Os dados foram coletados em 2019.

O estado ficou empatado na 6ª posição em número de homossexuais e bissexuais com  Alagoas e Rio Grande do Norte. Distrito Federal (2,9%) e Amapá (2,8%) apresentavam os maiores percentuais, em seguida vinham Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas (cada um com 2,3%). 

Os estados que registraram os menores percentuais foram Tocantins (0,6%) e Pernambuco (1,0%), e Goiás e Ceará (com 1,2% cada um).

Em termos absolutos, a Bahia manteve seu viés demográfico. Tinha o 4º maior número de pessoas com 18 anos ou mais de idade do país (11,155 milhões) e também o 4º maior total das que se autoidentificaram como homossexuais ou bissexuais (204 mil). São Paulo (827 mil pessoas), Rio de Janeiro (318 mil) e Minas Gerais (231 mil) eram os estados com maiores números de adultos que se autoidentificavam como homossexuais ou bissexuais.

No Brasil como um todo, a autoidentificação como homossexual ou bissexual foi maior, proporcionalmente, entre as pessoas mais jovens (4,8% na faixa de 18 a 29 anos), mais instruídas (3,2% entre quem tinha ensino superior) e com mais renda (3,5% entre quem tinha renda domiciliar per capita maior que 5 salários mínimos).

Não sabem
No Brasil, na Bahia e em Salvador, o número de pessoas que informaram não saber ou se recusaram a responder sobre sua própria orientação sexual foi maior do que o das que se autoidentificaram como homossexuais ou bissexuais.

A diferença, em termos proporcionais, foi maior no estado. Dentre os adultos, 3,8% disseram não saber ou não quiseram responder, o que representava 418 mil pessoas. Foi mais do que o dobro das que se autoidentificaram como homossexuais ou bissexuais (204 mil ou 1,8% da população de 18 anos ou mais de idade).

Já em Salvador, a diferença foi menos representativa: 1,9% dos adultos não sabiam ou se recusaram a responder sobre sua própria orientação sexual, o que somava 43 mil pessoas (frente a 35 mil homossexuais ou bissexuais, 1,5% do total).

No país como um todo, 3,4% da população de 18 anos ou mais de idade disseram não saber ou não quiseram responder (5,339 milhões de pessoas), frente a 1,8% que se autoidentificou como homossexual ou bissexual (2,920 milhões).

Além disso, em 2019, 94,4% dos adultos na Bahia, 96,6% em Salvador e 94,8% no Brasil se autoidentificavam como heterossexuais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado deve votar Dpvat e aumento para juízes na próxima semana

Reunião de líderes da Casa Alta na 5ª feira (18.abr) definiu as próximas votações...

Alexandre Ramagem mira Eduardo Paes às vésperas de ato com Jair Bolsonaro no Rio

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas,...

Belo fala pela 1ª vez após término com Gracyanne Barbosa

Belo abriu o coração e falou, pela primeira vez, sobre o término com Gracyanne...

Mais para você