InícioEditorialBake Off estreia 8ª temporada com novo jurado e preocupação social

Bake Off estreia 8ª temporada com novo jurado e preocupação social

A oitava temporada do Bake Off Brasil estreia neste sábado (6/8), no SBT, com novidades no júri. Olivier Anquier dá lugar a Giuseppe Gerundino, chef italiano há duas décadas no país e integrante do Cozinhe se Puder (rebatizado para Mestres da Sabotagem). Ele se une à chef Beca Milano e à apresentadora Nadja Haddad para uma edição renovada, após dois anos de gravações prejudicadas pela pandemia.

Nadja é a mais ansiosa para retomar o “calor humano” do reality que comanda desde 2018. Na sexta temporada, ela contraiu Covid-19 e precisou ser substituída por Chris Flores, sua amiga íntima, e Ticiana Villas Boas, titular da atração nas duas primeiras edições. Renovada e vacinada, ela se sente pronta para acolher os 18 confeiteiros amadores (conheça os competidores na galeria abaixo).

“Tivemos que adaptar os conteúdos e até a fora de atuar, o que para mim foi muito difícil. Gosto de me aproximar do participante, acho fundamental para um reality show em que o apresentador está ali o tempo todo. Voltamos com muito mais vontade, leveza e doçura, que são características do Bake Off. Temos o calor humano de volta”, comemora a apresentadora em entrevista ao Metrópoles.

Na estreia, os candidatos deverão criar bolos com referências às suas origens. Para Giuseppe, a prova criativa serviu como um abraço de boas-vindas. Beca Milano, veterana da competição, preparou um bolo em que cada andar representa um integrante: Nadja, com microfone e TV, está no topo; Beca, ao centro, na cozinha de sua casa ao lado da mãe; já o chef estreante ocupa a base, rodeado de parentes de infância na Itália. Miniaturas dos jurados e da apresentadora tornam a homenagem ainda mais especial.

“Guardei a minha do lado de um vaso de flores”, diz o chef italiano, orgulhoso. “A representação do Giuseppe foi ele que pediu e levou para casa depois, sinal de que gostou! Pedi para ele não molhar, porque é feito de açúcar”, pondera Beca Milano.

Giuseppe não é o único estrangeiro da atual temporada. Uma competidora argentina, que mora no Brasil, se apaixonou por confeitaria ao conhecer a culinária brasileira. Outro participante é brasileiro, mas vive em Granada, no sul da Espanha, e só voltou à terra natal para disputar o cobiçado Avental Preto e o troféu de Maior Confeiteiro Amador do Brasil.

“Carrasco tem insegurança”, diz novo jurado do Bake Off No júri, Beca Milano tem a missão de liderar a cozinha do Bake Off e ensinar as técnicas de confeitaria aos participantes, enquanto Giuseppe chega decidido a avaliar o sabor das receitas. Longe de serem carrascos, eles se orgulham de poder equilibrar o humor e mostrar que este ramo da gastronomia tem seu valor.

“Posso brincar que é uma ciência quase exata, e muitas pessoas não gostam disso porque na confeitaria você precisa se ater aos detalhes, à precisão. Você começa uma receita, por exemplo, pesando os ingredientes. Já vi gente da cozinha salgada torcendo o nariz para a confeitaria, não por desvalorizar a profissão, mas por achar que não é da área”, analisa Beca Milano.

“A frase ‘comer primeiro com os olhos’ gera uma confusão. Acho que a comida, principalmente, tem que alimentar. A confeitaria é a mesma coisa. Gosto muito quando a técnica e a estética acompanham o sabor, sobretudo quando falamos de sobremesas. Acho [que ser carrasco é] uma clara forma de insegurança da pessoa, em qualquer ambiente de trabalho. Não serve para nada. Ela não consegue ganhar o respeito nem a admiração dos outros que estão sendo julgados”, argumenta Giuseppe.

Na crise, Bake Off ajuda público a sobreviver Na oitava temporada, o Bake Off pode mudar a vida não só dos candidatos. Em plena crise econômica, a confeitaria acabou se tornando uma tábua de salvação para milhões de trabalhadores informais, que saem de casa vendendo bolos e outras sobremesas caseiras enquanto não se recolocam no mercado. Nadja Haddad o júri reconhece a importância do reality fora da bancada.

“Ouvi de um participante deste ano que, assistindo ao Bake Off, encantou-se pela confeitaria e quis aprender mais e viver disso, e ajudar a família. Durante a pandemia, muitas pessoas se encontraram na confeitaria para ganhar dinheiro. O Bake Off é uma grandiosa escola, uma faculdade. Quem passa por ali sai muito mais preparado se desejar encarar o mercado de trabalho, ou se nele já estiver, pela chancela de credibilidade do programa, porque 100% dos confeiteiros não conhecem todas as técnicas que a competição exige e talvez não teriam contato fora daqui”, afirma a apresentadora.

“O Bake Off é a oportunidade de as pessoas entenderem todas as possibilidades que a confeitaria pode oferecer. As receitas são pensadas também para o telespectador e, além da confeitaria, há a mensagem que os confeiteiros passam, porque todos são amadores, sonham viver disso mas têm outros empregos. Se anos atrás a confeitaria não era tão valorizada, hoje realities como o Bake Off conseguem trazer essa importância à profissão”, conclui Beca Milano.

O post Bake Off estreia 8ª temporada com novo jurado e preocupação social apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Insegurança alimentar atinge 27,6% dos domicílios brasileiros e 64 milhões de pessoas

Segundo o módulo Segurança Alimentar da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua,...

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Mais para você