InícioEditorialEconomiaBancos lucraram 49% a mais em 2021, diz Banco Central

Bancos lucraram 49% a mais em 2021, diz Banco Central

Os bancos aumentaram a oferta de crédito de maior risco às pessoas físicas no segundo semestre de 2021. O destaque foram as modalidades de empréstimo não consignado e o rotativo do cartão de crédito. Já o crédito para compra de imóvel esfriou por causa da subida dos juros básicos. A taxa Selic atual é de 13,75%.

A capacidade de pagamento dos devedores, no entanto, apresentou relativa estabilidade.

As informações estão no Relatório de Estabilidade Financeira do segundo semestre de 2021, divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central.

Segundo o documento, o lucro dos bancos no ano passado foi de R$ 132 bilhões de reais, 49% a mais que em 2020. E o PIX não atrapalhou o resultado, já que o uso cresceu e representa 10,6% do total dos pagamentos feitos no varejo.

O crédito bancário às micro, pequenas e médias cresceu acima do nível de antes da pandemia. Mesmo com as novas concessões do Pronampe e do Programa de Estímulo ao Crédito, o destaque foi para o aumento da carteira não vinculada a programas do governo.

Ainda de acordo com o documento, os testes de estresse de capital mostraram que não existem riscos relevantes para a estabilidade financeira do país.

Economia Brasília 09/08/2022 – 15:39 Sâmia Mendes – GT Passos Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional bancos lucros 2021 banco central terça-feira, 9 Agosto, 2022 – 15:39 81:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula se reúne com líder do Banco Africano de Desenvolvimento

Presidente conversou com Akinwumi Adesina sobre...

Saiba o real valor da festa de Lua, filha de Viih Tube e Eliezer

Nesta terça-feira (23/4), Eliezer usou as redes sociais para contar o real valor gasto...

Líder da Câmara nega conflito entre Legislativo e Executivo

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados 1 de 1 imagem colorida mostra deputado josé guimarães -...

Mais para você