InícioEditorialBand quase perdeu MasterChef antes desta nova temporada: entenda

Band quase perdeu MasterChef antes desta nova temporada: entenda

Com estreia marcada para esta terça-feira (17/5), a Band quase perdeu a marca MasterChef a menos de uma semana do início do programa. Isso porque o instituto de gastronomia argentino Mausi Sebess, responsável por explorar o nome no Brasil, fez o registro da marca em 2020 e entrou com um processo contra a emissora e a Endemol.

A escola de nosso país vizinho, de acordo com o Notícias da TV, que teve acesso aos documentos do processo, teve o recurso negado, perdendo as liminares de caráter de urgência no ano em que entrou com a ação e voltou a ser derrotada no último dia 11, na 3ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, poucos dias antes da estreia da nona temporada.


0

  • Televisão
    Conheça os 16 participantes da 9ª edição do MasterChef Brasil
  • helena rizzosegura um caju na altura da boca
    Gastronomia
    Helena Rizzo fala sobre Masterchef, nova fase do Maní e curso on-line
  • Masterchef Lorena Simpson
    Televisão
    Confira tudo o que sabemos sobre a 9ª temporada de MasterChef Brasil
  • A responsável por julgar o caso foi a desembargadora Andréa Maciel Pachá. O argumento da magistrada foi que o instituto de gastronomia apenas oferece cursos no Brasil, sem qualquer presença de conteúdo na televisão e, portanto, não seriam atividades colidentes. Além disso, a Banda e a Endemol por usarem a marca deste 2014, fizeram o nome ser “notoriamente reconhecido em seu ramo”

    “É inevitável a constatação de que a marca MasterChef possui notoriedade, sendo precárias e inconsistentes as provas produzidas, na tentativa de demonstrar que a apelante [Mausi Sebess] possui atividades no Brasil, com o uso da marca Master Chef, por ela registrada, que colidem com a produção e exibição do programa cuja abstenção se pretende”, pontuou.

    Outro ponto que pesou a favor da Band foi a proximidade da estreia do programa, que aconteceria a menos de uma semana do julgamento do processo.

    “Finalmente, o provimento do recurso levaria ao risco de dano reverso, uma vez que o programa, exibido há anos sem objeção, encontra-se na iminência de nova estreia, e a sua suspensão poderia causar danos infinitamente maiores, e de mais difícil reparação, do que eventual e futuro ressarcimento por parte da apelante”, concluiu.

    Entenda

    Apesar de ser a distribuidora oficial do MasterChef no Brasil, a Endemol teve um pedido recusado para ser a dona do nome da marca no Brasil. Por outro lado, a Mausi Sebess, que oferece cursos de culinária, entrou com um pedido de registro do nome Master Chef, separado, junto ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

    A história só foi concluída em 2017, quando a escola argentina conseguiu o direito de usufruir do nome MasterChef no Brasil até 2027. Em 2020, a empresa entrou com o processo contra a Endemol e Band.

    Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos 

    O post Band quase perdeu MasterChef antes desta nova temporada: entenda apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Comissão da Mulher aprova moção de repúdio contra filho de Lula

    Proposta de deputadas do PL cita “brutalidade” e suposta tentativa de Luís Cláudio Lula...

    Desembargadores da Lava Jato pedem ao STF que revogue decisão do CNJ que os afastou das funções

    Foto: Antonio Augusto/ TSE Plenário do Supremo Tribunal Federal 19 de abril de 2024...

    Saiba quem é a mulher revoltada que invadiu bar e jogou fezes no chão

    O ataque de fúria que levou uma mulher a despejar um saco cheio de...

    Anvisa aprova resolução para proibir venda de cigarros eletrônicos no Brasil

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formou maioria para aprovar uma resolução que...

    Mais para você