InícioChegou o fim para Fiat Freemont e 500

Chegou o fim para Fiat Freemont e 500

Mais dois modelos da Fiat dão adeus ao mercado nacional. Os mexicanos Freemont e 500 já não são importados desde 2015 e restam somente estoques antigos nas revendas. Cada um sai de cena por um motivo diferente, o crossover deixa de ser comercializado pelo baixo volume de vendas, já o compacto deixa ser vendido pelo alto preço do dólar.

Oficialmente, o fabricante nega que os modelos foram descontinuados e diz que apenas não importou novos lotes. Porém, fontes ligadas a Fiat e concessionários confirmam que os modelos não fazem mais parte dos planos dos fabricantes.

Lançado em 2011, o Freemont era uma versão Fiat do Dodge Journey. No visual o que mudava era a grade dianteira e emblemas. A maior alteração em relação ao irmão era o motor menos potente. O Freemont usava motor 2.4.

 teste_fiat_freemont_12-1024x587

De 2011 a 2015, o Freemont emplacou 22.593 unidades. Em 2016, até setembro, o modelo não figurou entre os 40 mais vendidos, o que indica que ele vendeu menos 450 unidades. O melhor ano do Freemont no Brasil foi em 2012, quando emplacou 11.330 unidades.

O Freemont era vendido nas versões Emotion (cinco lugares) por R$ 109.500 e na Precision (sete lugares) por R$ 119.900.

Comercializado no Brasil desde 2009, o 500 teve duas nacionalidades e duas fases distintas no mercado nacional. De 2009 a 2010, o compacto veio da Polônia e não fez muito sucesso vendendo apenas 1.902 unidades.

teste_fiat_500c_37-1024x682

O modelo polonês era comercializado com motor 1.4 16V e opções de câmbio manual de seis velocidades e o Dualogic de cinco marchas. A partir do segundo semestre de 2011, o 500 passou a vir do México e viu suas vendas crescerem. Mexicano, o modelo era vendido com motor 1.4 EVO, com câmbios manual e Dualogic de cinco velocidades, o 1.4 16 Multiair com câmbio automático de seis velocidades e o 1.4 Multiair Turbo.

Em 2012, 0 500 teve sua melhor participação no mercado nacional quando emplacou 15.920 unidades. No total, de 2012 até setembro de 2016, o compacto vendeu 31.376 modelos.

Ainda figurando no site da marca por conta dos estoques nas concessionárias, o 500 era vendido nas versões Cult 1.4 EVO Flex (R$ 56.900), Cult 1.4 EVO Dualogic (R$ 59.900), Cabrio 1.4 8V (R$ 64.900), Cabrio Dualogic 1.4 EVO (R$ 67.900), Cabrio Automático 1.4 16V (R$ 82 mil) e na Abarth 1.4 16V Multiair Turbo (R$ 94 mil).

Veja abaixo as versões do 500 ao longo de sua jornada no mercado nacional:

500 Sport (2009-2011)
Motor: 1.4 16V (gasolina)

500 Lounge (2009-2011)
Motor: 1.4 16V (gasolina)

500Cult (2011-2016)
Motor: 1.4 EVO (gasolina/etanol)

500 Sport Air (2011-2013)
Motor: 1.4 16V MultiAir (gasolina)

500 Lounge Air (2011-2013)
Motor: 1.4 16V MultiAir (gasolina)

500 Cabrio (2012-2016)
Motores: 1.4 EVO e 1.4 16V Multiair

500 Abarth (2014-2016)
Motor: 1.4 16V Mulitiair Turbo

Por | UOL

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Pedagoga mineira Vanessa Lozito supera desafios de saúde e inspira outros a encontrarem o caminho para o bem-estar

Vanessa Lozito, pedagoga de coração e mineira de origem, tem sua vida marcada por...

Qual a diferença de desempenho entre um computador i5 e outros processadores?

Você está pensando em comprar um computador novo e se deparou com a opção...

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse...

Qual distribuidor de móveis para escritório oferece os melhores produtos?

Você está em busca do melhor distribuidor de móveis para escritório? Neste artigo, vamos...

Mais para você