InícioCOELBA alerta para os riscos de incêndio em residências

COELBA alerta para os riscos de incêndio em residências

Imagem – arquivo IN

A repercussão do incêndio na casa da atriz Paolla Oliveira, no último final de semana, no Rio de Janeiro, chama a atenção para a necessidade de manutenção preventiva nas instalações elétricas internas de imóveis. O ambiente doméstico ou de trabalho podem ocultar algumas situações de perigo. Para minimizar os riscos de acidentes envolvendo energia em residências e unidades comerciais, a Coelba orienta revisões periódicas nas fiações e componentes elétricos.

Conforme postagem da atriz nas redes sociais, a hipótese mais provável é que o incêndio foi provocado por um curto-circuito nas instalações internas do imóvel. Após a ocorrência, Paolla Oliveira fez um alerta: “Fica aqui meu apelo para que todos prestem atenção às instalações de eletricidade e possíveis focos de incêndio em suas casas e estabelecimentos”.

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os incêndios originados por sobrecarga de energia somaram 583 ocorrências no Brasil no ano passado, 114 na região Nordeste. Na Bahia foram 17. A região Sudeste é a que registra o maior número de ocorrências, 181 no total, com São Paulo em primeiro lugar, com 93 ocorrências. Situações que poderiam ter sido evitadas com medidas simples de segurança, como não acumular fios em uma mesma tomada, usando o ‘famoso’ benjamin, principalmente se esse acúmulo for de equipamentos que demandam muita energia como micro-ondas, freezers, secadores, chapinhas etc.

“Outra prática fundamental para evitar acidentes é realizar a vistoria das instalações elétricas com frequência, pelo menos a cada cinco anos, com profissionais qualificados e atualizados. Além de realizar as melhorias necessárias nas instalações, indicadas pelo profissional”, destaca Hugo Vidal, gerente de Segurança da Coelba.

O local apontado com maior número de ocorrências são as residências. As moradias – casas, apartamento ou residências rurais – somam 312 ocorrências das 583 registradas no ano de 2020, cerca de 54%. A instalação elétrica interna das residências foi a maior causa dos incêndios em 2020, com 186 ocorrências, seguida pelo ventilador ou ar-condicionado com 99, em seguida os eletrodoméstico/eletroeletrônicos com 48 ocorrências. Outro destaque é o carregador de celular que originou 17 incêndios dentro de moradias.

Adote os Mandamentos de Segurança:

1.Faça o aterramento dos eletrodomésticos e das instalações, conforme norma brasileira (ABNT);

2. Não use benjamim (“T”) em caráter definitivo;

3. Substitua, imediatamente, o disjuntor danificado;

4. Faça manutenções/melhorias nas instalações elétricas com profissional qualificado e chave geral desligada;

5. Não use fios emendados, velhos ou danificados;

Por | Ascom – Magali Paterson (gerencimento de comunicação)

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula demarca menos do que o esperado e cita “frustração” de indígenas

Demarcação de todas as terras indígenas é promessa do petista desde início do mandato;...

Bahia destaca R$ 6,7 bilhões de investimentos em novas obras de saneamento durante fórum internacional em Salvador

Foto: Divulgação/Arquivo O montante integra recursos destinados pela Embasa para obras de abastecimento...

Paciente relata atuação de profissionais no CTO de Teixeira de Freitas

Referência na área de Traumato-Ortopedia, o Centro de Tratamento Ortopédico (CTO) de Teixeira de...

Mais para você