InícioEditorialConfederação Africana de Futebol anuncia criação de Super Liga de clubes

Confederação Africana de Futebol anuncia criação de Super Liga de clubes

 
A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou nesta quarta-feira (10/8) a criação da Super Liga, competição que reunirá 24 clubes do continente, com o objetivo de atrair público para o esporte na região.
 
A primeira edição deve acontecer entre agosto de 2023 e maio de 2024 e permitirá uma injeção de 100 milhões de euros no total para as equipes envolvidas.
“A Super Liga africana é uma iniciativa muito importante. Um dos principais problemas na África é o financiamento. Nosso objetivo é que o futebol de clubes africano seja de nível mundial e rivalize com os melhores do mundo”, declarou o presidente da CAF, Patrice Motsepe, durante o lançamento do torneio na cidade de Arusha, na Tanzânia.
Motsepe explicou que esta nova competição conta com o apoio da Fifa, mais de um ano depois de o projeto da Superliga Europeia, que reunia 12 das equipes mais importantes da Europa, ter sido rechaçado pela entidade máxima do futebol.

Reação dos clubes

O proprietário do clube sul-africano Cape Town City, John Comitis, qualificou o projeto da Super Liga africana de “ideia super estúpida”.
“A Super Liga vai matar o futebol de clubes da África. Pode apagar as luzes das ligas nacionais”, disse.
Segundo Motsepe, a CAF usará uma parte dos lucros gerados pela competição para tornar o futebol do continente mais atrativo, manter os melhores jogadores na África e melhorar a qualidade e infraestrutura dos clubes.
“Cada um dos 24 clubes que participar do torneio inicial receberá uma contribuição anual de 3,5 milhões de euros para comprar jogadores, pagar o transporte e as transferências de jogadores”, explicou o presidente da CAF.
Motsepe pediu aos governos africanos que ajudem a construir estádios aprovados pela CAF para que cada jogador possa jogar em seu próprio país.
O dirigente, no entanto, não especificou se este projeto substituirá a Liga dos Campeões da CAP e a Copa das Confederações, a segunda maior competição de clubes do continente.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Salvador está à venda aos ‘amigos do rei’, diz vice-governador da Bahia

Geraldo Jr. falou sobre reportagem do Poder360 a respeito da presença constante de empresas...

Ministro vai a evento contra ditadura, mesmo após Lula barrar manifestações sobre golpe de 64

Foto: Geraldo Magela/Arquivo/Agência Senado Luiz Marinho 28 de março de 2024 | 10:55 ...

Prefeitura implementa consultórios de arboviroses em unidades de saúde

Com o objetivo de garantir rapidez nos atendimentos às pessoas com sintomas de dengue,...

Jojo Todynho comemora chegada aos 99 kgs: “Só desacreditar de mim”

Em processo de emagrecimento após a cirurgia bariátrica realizada em agosto de 2023, Jojo...

Mais para você