InícioEditorialConheça Jorginho, filhote de macaco bugio-preto e novo morador do Parque Vida...

Conheça Jorginho, filhote de macaco bugio-preto e novo morador do Parque Vida Cerrado

O Parque Vida Cerrado, no oeste da Bahia, apresentou o seu novo morador, nascido no criadouro: Jorginho, um filhote de macaco da espécie bugio-preto, que, por sinal, não poderia ser mais curioso, por isso seu nome é uma referência ao desenho George, O Curioso Macaco. Apesar de ter nascido em março deste ano, seu nascimento só foi divulgado essa semana. O macaquinho é filho de Chico, resgatado após um possível atropelamento que fez com que seu braço direito fosse amputado, e de Amêndoa, vítima de tráfico.

Coordenadora do parque, a bióloga Gabrielle Rosa explica que a instituição costuma esperar antes de anunciar o nascimento dos macacos porque são espécies muito sensíveis. “A Amêndoa é mãe de primeira viagem, então a gente não sabia como ela ia reagir. No primeiro mês do nascimento do Jorginho a gente nem chegou perto, só o tratador que se aproximava para saber como estava o filhote e para evitar que ela o abandonasse, o que é muito comum entre os primatas. Passado o período crítico, anunciamos o sucesso da reprodução”, relatou a especialista. 

Em abril foram feitos os primeiros exames no animal, quando comprovaram que ele estava bem de saúde e que realmente era um macho. O casal, Chico e Amêndoa, possui toda uma alimentação personalizada no recinto onde estão no parque e o filhote está super ativo e brincalhão. Gabrielle conta que a mãe até deixa as pessoas verem ele mais vezes, mas ainda existe todo um cuidado para evitar que ele seja abandonado. 

“Se o filhote for abandonado na natureza ele morre. Na instituição, como já aconteceu uma vez com outra mamãe de primeira viagem, a gente assume os cuidados, mas é sempre melhor que não aconteça”, destaca a bióloga. 

Agora a função do Parque Vida Cerrado é fazer com que Jorginho consiga crescer bem e, com aproximadamente um ano, o grupo de estudos começa a recomendar qual seria a melhor destinação para ele, se vai para outra instituição reproduzir com outra fêmea ou se ele irá para algum outro projeto de reabilitação e soltura, mas, segundo Gabrielle, existem poucas iniciativas desse tipo na Bahia.  

“Os bugios são uma espécie social, vivem em bando, onde tem um macho dominante, que costumamos chamar de capelão, que é responsável pela segurança e alimentação do bando. São onívoros e frugívoros, com 70% da dieta feita de folhas e frutas da estação. Também oferecemos ração para melhorar a oferta nutricional. Além disso, eles também são insetívoros e possuem o hábito de ficar nas árvores cantando insetinhos”, detalha a coordenadora do parque. 

Os macaquinhos também são arborícolas, o que torna difícil encontrá-los no chão, se isso acontecer é um sinal de que o animal pode não estar bem. Os bugios ainda são conhecidos como roncadores, pelo barulho de ronco que emitem, o que faz parecer que o som está vindo de um animal enorme, mas são apenas eles. É uma espécie pouco preocupante quando se fala de extinção, mas está como perigo na lista regional da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). “Animais dessa espécie têm, como principais ameaças, o tráfico, a destruição de seu habitat e a caça”, afirma a Gabrielle. 

O recinto onde os macacos moram é todo adaptado, existem três casais separados e cada local possui cordas para passagens suspensas, redes e árvores nativas, simulando uma mata fechada. A reprodução entre Amêndoa, que chegou ao local em 2021, enviada por outra instituição, e Chico, resgatado em 2008, aconteceu de forma segura e observada. 

Parque Vida Cerrado

O Parque Vida Cerrado (vidacerrado.org.br), possui 15 anos de existência, sendo o primeiro e único centro de conservação e educação socioambiental do Oeste da Bahia. O parque fica em uma área preservada de 20 hectares do bioma Cerrado, a savana mais rica em biodiversidade do mundo, possuindo ainda um criadouro científico para fins de conservação. Vale ressaltar que o local não tem visitação livre do público, apenas monitorada, o que o diferencia dos zoológicos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Projetos estão “no jeito” para aprovação, diz Haddad sobre tributária

Textos que regulamentam as mudanças no sistema tributário devem ser entregues formalmente até às...

Alckmin dá razão a Lula sobre cobrança de agilidade e publica meme como papa-léguas

Foto: Reprodução/Redes sociais Geraldo Alckmin publica montagem...

Usuários do CER IV se preparam para receber órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou na...

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar doença. Leia!

Linn da Quebrada revelou, nesta terça-feira (23/4), que dará uma pausa na carreira. Em...

Mais para você