InícioDesembargadora critica medidas do TJ-BA e sai em defesa dos servidores

Desembargadora critica medidas do TJ-BA e sai em defesa dos servidores

Durante o seu pronunciamento na sessão do Tribunal Pleno nesta sexta-feira (9), a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Rosita Falcão, fez duras críticas à presidência do TJBA. Ela se posicionou contrária às últimas medidas adotadas pela gestão do Tribunal, as quais classifica como “um rolo compressor nos direitos adquiridos dos servidores, que causa pânico à categoria”.

“Que a situação financeira do Tribunal de Justiça está difícil já é de conhecimento de todos e isso não é de agora, mas isso não autoriza quem quer que seja, assessor ou presidente, a nos pressionar através de reiteradas notícias na mídia e a adotarmos posição precipitada de forma irresponsável. Os problemas financeiros do Judiciário, devem ser discutidos aqui, não em jornais. Isso é um problema de postura e compostura”, criticou Rosita Falcão.

A desembargadora questionou ainda a eficácia das medidas de economia do TJ, definidas por ela como “economia de palito”, uma vez que o Tribunal poupa com cortes de materiais e peças de reposição, e, em contrapartida, onera a folha de pagamento da Casa, com o aumento de 50% no valor das diárias de desembargadores, juízes e servidores. Outra medida questionada foi a criação de mais duas Câmaras no interior do Estado, que de acordo com ela, terão um alto custo e pouca produtividade.

“Cada Câmara terá oito desembargadores para julgar um número reduzido de processos, com uma despesa imensa com estrutura, além das diárias e passagens que cada desembargador terá para se deslocar para essa capital semanalmente em dias de Pleno, de sessões cíveis ou criminais”, disse, informando que o custo de um julgamento de cada processo na Câmara do Oeste chega a quase 9 mil reais.

“São gastos astronômicos, com diária, passagens, alimentação para comitiva e gasolina para sete ou oito carros oficiais” informou, comparando as cifras gastas com as viagens de chefe de Estado.  

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula dá de presente a Macron queijos, geleia, café e espumantes

Jogador do Vasco, Dimitri Payet, também presenteou o presidente francês com uma blusa do...

Não sou obrigado a ter mesmo nervosismo dos europeus com guerra na Ucrânia, diz Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O presidente da França, Emmanuel Macron, convidado de Lula,...

Governo adianta ações para produtores afetados pelas mudanças do clima

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (28/3), a proposta do Ministério da...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte de ex-presidente

A defesa de Jair Bolsonaro solicitou novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução...

Mais para você