DF aplica doses vencidas da AstraZeneca com aval da Anvisa. Entenda

Compartilhe

Quem procurou a Unidade Básica de Saúde 2 (UBS), na 114/115 Norte, para tomar a vacina contra Covid-19 surpreendeu-se ao ser informado que o posto aplicava apenas doses vencidas da AstraZeneca. O caso ocorreu nesta semana.

Uma senhora, de 72 anos, que preferiu não se identificar, relatou ter ido à UBS na terça-feira (10/5) para tomar a 4ª dose. Porém, ao chegar ao local, notou que muitas pessoas deixavam o posto sem se vacinar.

“O rapaz que estava no atendimento comunicava para todos que o imunizante disponível para aplicação estava vencido desde o mês passado. De acordo com ele, o prazo de validade teria sido prorrogado por mais três meses e que não teria problema. Por isso, muitos optaram por não se vacinar”, conta a idosa.

Por causa disso, ela preferiu ir embora da UBS sem tomar o imunizante. “Assim como outros idosos, fiquei muito insegura dos efeitos colaterais da vacina fora do prazo de validade. Uma outra mulher perguntou sobre as reações, e o moço informou que poderiam haver efeitos colaterais, como ocorre, em algumas pessoas, nas vacinas dentro do prazo”, diz.


0

Ela também foi informada pelo mesmo servidor que todos os postos do Distrito Federal estariam aplicando doses com novas datas de validade, pois mais lotes do imunizante só chegariam depois que as vacinas antigas acabassem.

“Eu não cheguei a procurar outros postos depois do ocorrido. Preferi consultar o meu médico antes para me informar sobre (a situação). Essa vacina chegou agora, não temos muitas informações. Sem contar que, naturalmente, em idosos, a eficácia já é menor”, afirma.

A reportagem do Metrópoles esteve na unidade de saúde da 114/115 Norte na manhã desta quinta-feira (12/5). Uma servidora informou que, apesar do rótulo dos frascos apresentar vencimento em 18/4/2022, a Secretaria de Saúde foi autorizada pela Anvisa a aplicar a vacina por mais três meses. Segundo ela, todos os que vão tomar o imunizante são alertados sobre a ampliação da validade e orientados que não há risco algum.

O que diz a Secretaria de Saúde

Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu que não constam vacinas vencidas na Rede de Frio nem nas salas de vacinação do Distrito Federal. Isso porque, de acordo com a Anvisa, as vacinas da Astrazeneca (Lote 21 VCD 327 Z) estão com o vencimento previsto para 17/7/2022, já com nova data de validade.

“Reforçamos que, no dia 30 de março, a Anvisa aprovou a ampliação da validade dos novos lotes da vacina Covid-19 (recombinante) fabricada pela Fiocruz. Com a autorização excepcional, os lotes constantes na Planilha Ampliação Lotes AstraZeneca, embora tragam a validade de seis meses no rótulo por terem sido fabricados antes da ampliação do prazo, podem ser utilizados por nove meses”, explica a pasta.

Autorização da Anvisa

Com a decisão, a validade dos lotes passou de seis para nove meses. Já os novos lotes, fabricados após 30 de março, devem trazer no rótulo, obrigatoriamente, o novo prazo de validade aprovado (9 meses).

A ampliação considerou pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência, além da avaliação dos técnicos de que as ações indicadas pelo fabricante permitem a rastreabilidade e identificação dos lotes distribuídos.

Veja quais lotes vencidos tiveram o prazo de validade ampliado: 

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post DF aplica doses vencidas da AstraZeneca com aval da Anvisa. Entenda apareceu primeiro em Metrópoles.

HOT & NEW
Thank You
You are now Subscribed to our product newsletter.
HOT & NEW
Thank You
You are now Subscribed to our product newsletter.