InícioEditorialDF terá de indenizar aluna que sofreu queimadura em feira de ciências

DF terá de indenizar aluna que sofreu queimadura em feira de ciências

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmou em segunda instância indenização a uma estudante do Centro de Ensino Fundamental 07 de Ceilândia. A aluna sofreu queimaduras de segundo grau enquanto participava de uma feira de ciências na escola.

A 5ª Turma Cível do TJDFT concluiu que houve omissão do colégio ao impedir o uso de elementos químicos inflamáveis no ambiente escolar. Segundo a estudante, ela acompanhava a apresentação dos colegas durante a feira de ciências quando uma das alunas colocou álcool e fogo no projeto, o que provocou uma forte explosão.

  • Assalto, simulação
    Distrito Federal
    TJDFT mantém condenação de homem que fez reféns em Águas Claras
  • A aluna sofreu queimaduras no rosto e tronco e, depois disso, precisou ser internada e passar por procedimentos cirúrgicos. O incidente ocorreu em 2016 quando a estudante tinha 14 anos. Ela entrou com processo em 2020 pedindo indenização e ganhou em primeira instância.

    O DF recorreu à instância superior sob o argumento de que não houve negligência dos professores da escola, uma vez que o líquido inflamável foi levado para escola por uma aluna que não era responsável pela apresentação.


    0

    Ao analisar o recurso, a turma observou que o Distrito Federal cometeu ato ilícito “consistente na omissão de impedir a utilização de elementos químicos altamente inflamáveis em proximidade de chamas de fogo dentro do ambiente submetido à custódia estatal”.

    “O Estado, ao receber alunos em seus estabelecimentos de ensino, assume o dever de zelar por sua integridade física e psíquica; verdadeiro dever de guarda e vigilância, cuja falha no cumprimento implica omissão estatal. E os agentes públicos envolvidos tinham o dever de agir para evitar o resultado danoso”, registrou a turma.

    Para o colegiado, deve ser mantida a condenação imposta ao DF para que indenize a autora no valor de R$ 25 mil por danos morais e o mesmo valor por danos estéticos.

    Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

    Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

    O post DF terá de indenizar aluna que sofreu queimadura em feira de ciências apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Para Macron, seria loucura fechar acordo Mercosul-UE sem ajustes

    O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou a necessidade de alterações no acordo comercial...

    Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

    Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal...

    Mais para você