InícioEditorialEconomiaEconomistas reduzem a expectativa da inflação para 2022

Economistas reduzem a expectativa da inflação para 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram, pela sexta vez consecutiva, a previsão da inflação para 2022. Com isso, caiu de 7,15% para 7,11% a previsão de IPCA para este ano, segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.

Cerca de dois meses atrás, a previsão era que o Brasil fecharia o ano com uma inflação de 8,8%, mais de um ponto percentual acima da atual previsão do mercado.

Para o economista William Baghdassarian, do Ibmec, a previsão de uma inflação mais baixa é resultado dos aumentos sucessivos dos juros no país.

Para tentar controlar a inflação, o Banco Central tem aumentado a taxa básica de juros, a taxa Selic, que subiu 11 vezes consecutivas, até chegar a 13,75% ao ano no último dia 3 de agosto.

Ao aumentar os juros, o Banco Central desestimula o consumo, forçando uma queda nos preços. Como efeito colateral, os juros altos tendem a reduzir o crescimento econômico.

A previsão de inflação do mercado em torno dos 7% para este ano ainda está acima da meta prevista pelo Conselho Monetário Nacional, que estabeleceu uma inflação de, no máximo, 5% neste ano. Porém, o Banco Central já admitiu que deve estourar o teto da meta, assim como ocorreu no ano passado quando o IPCA ficou em 10%.

Economia Brasília 08/08/2022 – 19:52 Raquel Mariano / GT Passos Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Inflação Expectativa Economistas segunda-feira, 8 Agosto, 2022 – 19:52 114:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PGR pede que Filipe Martins autorize os EUA consultarem suas viagens

Governo norte-americano se recusou fornecer informações sem autorização de ex-assessor; Paulo Gonet defendeu também...

AEPETI levou conscientização sobre combate do trabalho infantil a escola de Teixeira de Freitas; confira

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Promoção Social...

Motorista de senador é preso suspeito de compra de votos em Roraima

O motorista do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) acabou preso pela Polícia Federal (PF),...

Mais para você