InícioEditorialEm 2º dia de protestos, professores ocupam secretaria de educação de Feira...

Em 2º dia de protestos, professores ocupam secretaria de educação de Feira de Santana

Um grupo de professores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Bahia (APLB) ocupou o prédio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Feira de Santana, na tarde desta quarta-feira (18).

Os profissionais seguem o cronograma de três dias de paralisação e estão no local para cobrar respostas sobre o pagamento de salários atrasados, além de outras reivindicações.

Em nota, a Seduc informou que sindicalistas invadiram o prédio com o uso de equipamento de som com volume desproporcional para o ambiente de uma instituição pública, inviabilizando o funcionamento do órgão. Com a ação, todos os serviços foram suspensos, incluindo o atendimento aos pais e também aos professores recentemente contratados que estão sendo encaminhados para as escolas.

“Com este tipo de ação, o movimento paredista da APLB Sindicato inviabiliza o diálogo com o Governo Municipal que vem adotando todas as medidas para garantir o funcionamento pleno das escolas municipais. As repetidas paralisações de um grupo pequeno de professores vem causando constantemente uma série de transtornos às famílias dos estudantes”, destaca a pasta.

Em assembleia realizada na última quarta-feira (11), na sede da APLB em Feira, os trabalhadores em educação aprovaram paralisação nos dias 17, 18 e 19, pelo pagamento integral dos salários, reajuste salarial de 33,23%, alteração de carga horária, mudança de referência, reformulação do plano de carreira e melhores condições das escolas da rede municipal.

Procurada pelo CORREIO, a APLB Feira informou que segue no local até que a secretária de Educação, Anaci Paim, compareça para dialogar com a categoria.

Em resposta ao movimento sindical, a secretária afirmou que “a postura da APLB Sindicato é anti-educativa, numa tentativa clara de desestabilizar o funcionamento das escolas municipais. Reiteramos que as atitudes desse grupo de professores não favorece o desenvolvimento das atividades nas unidades de ensino, muito menos o diálogo com os docentes”. A secretaria reforçou que a falta de aulas implica em faltas e consequentemente no corte de salários pelos dias não trabalhados.

O prédio da Seduc segue ocupado, até às 16h50 desta quarta, com a expectativa da chegada da secretária no local.

Investimentos

O Governo Municipal de Feira de Santana destacou que segue comprometido com a Educação e com os alunos e vem priorizando a melhoria das condições oferecidas nas 207 escolas.

Nos últimos meses, diversos investimentos significativos foram feitos na Educação Municipal a fim de atender a todas as demandas das escolas, entre os quais, a contratação de 317 professores que já foram encaminhados para as unidades de ensino, a aquisição de 6.500 carteiras, a compra de todos os itens da alimentação escolar e também de fardamento que já está sendo distribuído para todos os alunos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Pagamentos de emendas serão feitos até 30 de junho, diz Padilha

Ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais afirmou que o governo está cumprindo cronograma de...

Oposição minimiza caso TikTok após exaltar Elon Musk e vê cenário distinto no Brasil

Foto: Reuters Aplicativo TikTok 25 de abril de 2024 | 18:00 Dias após...

Prefeitura iniciou pavimentação na Avenida das Galáxias

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de...

Barco à deriva com corpos tinha até fogão improvisado, diz PF

O barco encontrado à deriva com corpos em decomposição, no Pará, tinha uma espécie...

Mais para você