Em SP endividamento de donos de bares e restaurantes preocupa o setor

Compartilhe

O movimento dos bares e restaurantes está voltando e alguns empresários já começam a registrar lucros, mas a inflação e o endividamento ainda preocupam o setor.ebc.png628db7f51cce3ebc.gif628db7f54fac9

Em abril, 35% dos empresários donos de bares e restaurantes conseguiram trabalhar com lucro. Em janeiro, a proporção dos que conseguiram ficar no azul foi bem menor, 22%.

Já entre os que tiveram prejuízo, a situação se inverteu. Em abril, 28% fecharam as contas no vermelho. Em janeiro, pouco menos da metade, 43%. 

O levantamento é da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ,e para José Eduardo Camargo, Líder de Conteúdo e Inteligência da Associação, a hora é de otimismo, mas a inflação é motivo de preocupação.

Segundo a pesquisa, praticamente oito de cada dez empresários não estão conseguindo acompanhar os aumentos da inflação. Ou seja, ou não conseguem repassar o aumento de custos para o cardápio ou quando consegue, precisam fazem reajustes abaixo da inflação.

Outro ponto que preocupa o setor é o endividamento. sete a cada dez empresários tiveram que pedir dinheiro emprestado durante a pandemia. Seja indo direto nas linhas de crédito dos bancos ou via Pronampe, o Programa de Apoio à Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, criado pelo governo para enfrentar a crise durante a pandemia de coronavírus.

Só que a taxa de inadimplência é alta. Praticamente um terço, 32%, de quem recorreu aos bancos não está conseguindo quitar as dívidas. Já entre os que buscaram o Pronampe, que tem juros mais baixos, a inadimplência é de 17%. Apesar de ser muito menor comparado com quem tem dívida direta com os bancos, ela é quatro vezes maior que a media geral de inadimplência dos empresários de outros setores que também precisaram recorrer ao programa.

Economia São Paulo 24/05/2022 – 23:35 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Abrasel bares e restaurantes terça-feira, 24 Maio, 2022 – 23:35 2:15

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itamaraju e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
HOT & NEW
Thank You
You are now Subscribed to our product newsletter.
HOT & NEW
Thank You
You are now Subscribed to our product newsletter.