InícioEditorialEmbaixada do Líbano recebe autoridades para lançar fundo humanitário

Embaixada do Líbano recebe autoridades para lançar fundo humanitário

Na última quarta-feira (3/8), a embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, lançaram o Fundo Humanitário em Ajuda ao Povo do Líbano. Tendo como presidente de honra do fundo o ex-presidente da República Michel Temer, a iniciativa foi anunciada durante um evento na sede da Embaixada do Líbano, em Brasília.

A ocasião marcou os dois anos da grave explosão que atingiu o Porto de Beirute. O ocorrido protagonizou as manchetes com cenas chocantes das megaexplosões que devastaram a capital em 4 de agosto de 2020. O fundo humanitário foi lançado com a premissa de ajudar o país da Ásia Ocidental em sua reconstrução.

“Me sinto muito honrado, de um lado, e exposto, do outro, embora eu seja presidente de honra, a exercer uma função também, vamos dizer, executiva, na medida em que eu tentarei sensibilizar não só os descendentes de libaneses árabes, mas também a comunidade brasileira, para que entendam a situação dramática pela qual o Líbano passa. Portanto, nós, por um princípio humanitário, devemos todos colaborar. Farei todo o esforço para isso”, declarou Michel Temer à Coluna Claudia Meireles.

Ex-presidente Michel Temer discursou para os convidadosDe acordo com a Unicef, a explosão em Beirute é a última parcela de uma terrível crise no Líbano, onde o colapso econômico e o aumento nos casos de Covid-19 deixaram famílias necessitadas de assistência emergencial. Conforme noticiou a emissora Al Jazeera, a nação registrou recorde de casos de coronavírus após a tragédia.

Atualmente, o país enfrenta uma das piores crises dos últimos 150 anos, de acordo com relatório lançado pelo Banco Mundial. A libra libanesa, por exemplo, atingiu uma desvalorização histórica, perdendo mais de 100% do seu valor frente ao dólar. Já a inflação chegou a 300%. Os depósitos pessoais estão congelados nos bancos. A falta de reservas de moeda estrangeira ainda limitou as importações de itens essenciais, como gás e óleo diesel.

O Líbano enfrenta uma das piores crises dos últimos 150 anosComo consequência, há blecautes que chegam a 23 horas por dia, além da falta de remédios, alimentos e outros insumos básicos. Tudo isso foi agravado pela presença de mais de um milhão de refugiados sírios, fora a pandemia, a explosão no porto de Beirute e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Leia: Governo envia 6 toneladas de insumos e missão humanitária para o Líbano

Durante discurso no evento, a embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, enfatizou que a presença de cada convidado é um “testemunho da solidariedade dos brasileiros com o Líbano”.

Segundo ela, essa é uma solidariedade que nunca falhou. Ela citou o dia seguinte à tragédia de 4 de agosto, data em que o presidente Bolsonaro enviou uma delegação oficial para oferecer ajuda humanitária e moral ao povo libanês.

“Essa generosidade fortalece minha convicção de que o Brasil e sua comunidade de descendentes libaneses são e serão, sempre, um pilar de amizade e carinho”, disse a diplomata.

Embaixadora do Líbano, Carla JazzarEm conversa com a coluna, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, frisou que o lançamento do fundo é uma iniciativa “embasada na tradição brasileira de cooperação e nos laços históricos intensos e fortes que a comunidade libanesa tem com o povo brasileiro”.

“Nós, no Brasil, temos, hoje, a maior colônia libanesa fora do Líbano. Eles contribuíram para a nossa matriz cultural com os livros de Jorge Amado e tantas outras expressões da cultura, além do comércio, da indústria e do desenvolvimento econômico”, contou Carlos França.

Anthony Moussa, adido econômico do Líbano no Brasil, destacou que há mais libaneses no continente brasileiro do que no próprio país de origem, um número em torno de 12 milhões de descendentes. “Esse apoio é o que deixa o país se sustentar”, disse o encarregado, agradecendo à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ao Itamaraty e a todos os demais parceiros do fundo.

Leia: Sete formas de contribuir em prol do Líbano após terrível explosão no país

Veja como foi:

Embaixadora do Líbano no Brasil, Carla JazzarDeputado federal Ricardo Barros com os ministros Marcelo Queiroga e Carlos FrançaEmbaixadora recebeu convidadosDeputado federal Ricardo Barros e embaixadora Carla Jazzar com os ministros Queiroga e Carlos FrançaEmbaixador Sidney Leon Romeiro, Eliane Carvalho, embaixador do Irã, Hossein Gharibi, e o deputado federal Ricardo BarrosAnthony Moussa, adido econômico do Líbano no Brasil, e Adria CunhaJoão Elias Mokdissi, Rosana Mokdissi e João Victor Mokdissi e a embaixadora Carla JazzarEmbaixador do Egito, Wael Aboulmagd, almirante Flávio Rocha e o embaixador dos Estados Unidos, Douglas KoneffVandira Peixoto, Adriana Restum e Marta Livia SuplicyMarcelo Chaves, Fabiana Ceyhan e João Carlos SilvaElina e Arthur PortoManuella e Vandira PeixotoDeputados federais Lafayette de Andrada e Joice Hasselmann com Faruk El KhatibKeilla Trad e senador Nelsinho TradMonsenhor Agapios Alsayegh e embaixador da Palestina, Ibrahim AlzebenAlmirante Flávio Rocha, embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, Ana Beatriz Martins, embaixadora da França, Brigitte Collet, e o embaixador da Espanha, Fernando Garcia CasasEduardo Saboia, representante do Vaticano Dom Giambattista Diquattro e Alan SellosJoaquim Haickel, Vandira Peixoto, Ricardo Duailibe, Virgínia Duailibe, Manuella Peixoto e Alex RahbaniMinistro Marcelo Queiroga durante o Hino Nacional BrasileiroOrquestra da Marinha do BrasilA banda tocou os hinos nacionais do Brasil e do LíbanoPresidente da Fambras, Mohamed Hussein El ZoghbiDra. Claudia CojaApresentação feita por Claudia CojaMinistro Carlos FrançaDe 1999 a 2011, ele serviu nas embaixadas do Brasil em WashingtonTemer é o presidente de honra do fundo humanitárioAndré Dressen, Ana Beatriz Martins, Carla Osório e Heyvaert RenaudMarta Livia Suplicy, Michelle Barron, Adriana Restum e Paola Marcante Liz Lobo, Adria Cunha e Eliana AleixoPara saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

O post Embaixada do Líbano recebe autoridades para lançar fundo humanitário apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF intima Juscelino Filho a depor sobre desvio de emendas

Ministro das Comunicações é investigado por suposto uso irregular de dinheiro público em obras...

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Foto: Divulgação Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final 26 de...

“De Pokémon?” Torcedores do Boca ficam revoltados com gols de Pikachu

A vitória eletrizante do Fortaleza por 4 x 2 contra o Boca Juniors, nessa...

Unifesp demite esposa de Weintraub por abandono de cargo e faltas

Daniela Weintraub estava com salário suspenso desde abril de 2023; ex-ministro também foi demitido...

Mais para você