InícioEditorialEUNÁPOLIS | Embasa realiza ações de combate a ligações clandestinas

EUNÁPOLIS | Embasa realiza ações de combate a ligações clandestinas

Equipes da Embasa realizaram ações de combate a fraude no consumo de água em diversos bairros de Eunápolis, como jardim América, Encanto das águas, Juca Rosa e Sapucaieira, algumas detectadas em imóveis de alto padrão, na última segunda-feira (15).

Ao todo, foram identificadas e retiradas 36 ligações clandestinas (gatos), que vinham provocando desperdício e comprometendo o abastecimento no município. A manipulação das tubulações para a realização de gatos é uma das principais causas de vazamento na rede distribuidora. “Essas ações indevidas obrigam a empresa a fazer interrupções constantes no fornecimento para manutenções, além de aumentar os riscos de contaminação da água, pois permite a entrada de sujeira na rede, alterando a qualidade da água que chega aos domicílios”, conta o gerente do Escritório local (EL) de Eunápolis, Eliomar Amorim.

Como resultado desta ação, o EL espera a regularização das situações encontradas. “Não encontramos nenhuma resistência por parte dos usuários, pois, a maiorias dos imóveis se encontravam fechados e mesmo os imóveis onde encontramos os proprietários, não tivemos dificuldades, os mesmos foram orientados a apresentarem os documentos necessários e regularizarem a situação junto a Embasa, faremos o acompanhamento semanalmente com a equipe do cadastro e um fiscal de campo, não é justo que quem paga suas contas regularmente seja prejudicado por quem não paga”, afirma. Até chegar aos imóveis, a água passa por diversas etapas como captação, adução, tratamento, distribuição e monitoramento de qualidade, que possuem custos elevados, envolvendo uma infraestrutura complexa (energia elétrica, produto químico, mão de obra especializada, equipamento elétricos e hidráulicos entre outros).

“Por isso, o valor pago pelo usuário não é pela água em si, mas sim pelos serviços prestados pela companhia, que transformam a água bruta dos mananciais na água tratada e de qualidade que a empresa entrega nas torneiras”, explica Eliomar.Monitoramento Para a realização desta ação, a Embasa utilizou ferramentas de geoprocessamento, banco de dados comerciais e operacionais, além do monitoramento diário dos volumes disponibilizados. “Os controles são feitos diariamente. Após a identificação e delimitação de áreas a serem monitoradas, as equipes montam um planejamento sistemático para a atuação”, explicou.

Crime
Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.

Por | Ascom – Imagens / EMBASA 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Insegurança alimentar atinge 27,6% dos domicílios brasileiros e 64 milhões de pessoas

Segundo o módulo Segurança Alimentar da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua,...

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Mais para você