InícioFérias no Butantan está de volta com programações virtuais para crianças e...

Férias no Butantan está de volta com programações virtuais para crianças e adultos

A última edição, em julho de 2021, contou com mais de 3 mil acessos em 24 transmissões.

Dos dias 24 a 28 de janeiro, o Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan promove mais uma edição do “Férias no Butantan”, que conta com uma programação repleta de atividades gratuitas totalmente online. O objetivo é aproximar a população da ciência por meio de ações educacionais virtuais, enquanto os parques do instituto permanecem fechados para o público externo. 

Entre contação de histórias, teatro, oficinas, palestras e webinar, os temas irão abordar a importância da organização e preservação dos patrimônios documentais das instituições científicas como o Butantan, bem como mostrar as diferenças dos soros produzidos pelo Instituto e o propósito deles. Além disso, o público poderá acompanhar lives com pesquisadores sobre as diferentes vacinas produzidas pelo órgão e também uma demonstração de como é feita a extração do veneno da jararaca. Os educadores do Museu de Microbiologia ensinarão o público a construir a representação de um vírus com materiais caseiros com o intuito de explicar conceitos da microbiologia de forma lúdica.

O Butantan espera repetir o sucesso da última edição, que contou com mais de três mil acessos em 24 transmissões. O acesso será pela plataforma Zoom e, em alguns casos, com limite de público. Todos os eventos terão tradução em Libras e algumas irão fornecer certificados aos participantes..

“A programação traz temas que são atuais e sempre instigam a valorização da ciência em prol da população. Nossa expectativa para a próxima edição, em julho, é que seja um evento híbrido”, afirma o diretor Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.

Programação completa do Férias no Butantan

Segunda (24)

10h: Contação da história “Leonardo e as defesas do organismo” – Museu de Microbiologia (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/5332566850)

Essa é a história de um menino que tem medo de injeção e de sua irmã, que é muito corajosa e vai ensiná-lo sobre como a vacina protege nosso corpo. Depois do vídeo, um jogo da memória será realizado para ensinar sobre a relação dos microrganismos com o corpo humano.

16h: Verdades e mentiras sobre vacinas – Vera Gattaz e Mayra Moura (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/83831586970)

Neste webinário, alguns mitos que foram espalhados nas mídias sociais sobre as vacinas contra a Covid-19 serão desvendados. Essas fakes news comprometeram o alcance da vacinação, pois muitas pessoas acreditaram nelas e decidiram não se vacinar. A participação no evento é limitada a 200 pessoas, mas não é preciso se inscrever.

Terça (25)

10h: Teatro de sombras “Judite, a serpente” – Museu Histórico (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/83287164874)

O teatro vai mostrar a história de um casal que trabalha no campo e se depara com a serpente Judite. Após o encontro, os dois vão para uma viagem onde conhecem a história e a biodiversidade do Butantan.

Quarta (26)

10h: Palestra “Do veneno ao soro” – Giuseppe Puorto (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/82235089918?pwd=blpGQmM4d1JHYTkyWnVrUzV0UkRsZz09)

A atividade vai mostrar em vídeo como é feita a extração de veneno da jararaca. Depois, haverá um bate-papo com o diretor do Centro de Desenvolvimento Cultural do Butantan, Giuseppe Puorto, que falará sobre a relação entre o instituto e as serpentes, a participação desses animais na produção do soro antiofídico e a importância deles para o meio ambiente.

16h: Quais os soros produzidos pelo Butantan – Fan Hui Wen (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/89179074253)

Nesta palestra, a gerente de produção do Núcleo de Produção de Soros do Butantan, Fan Hui Wen, vai mostrar as diferenças dos soros produzidos pelo Butantan e o propósito deles, enfatizando a atuação dos imunobiológicos no tratamento de doenças infecciosas e acidentes com animais peçonhentos. O evento terá capacidade máxima de 200 participantes. 

Quinta (27)

10h: Oficina “Lugares, objetos e memórias” – Erivelton Gomes (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/87083778992)

A oficina vai abordar a importância da organização e preservação dos patrimônios documentais das instituições científicas como o Butantan. O objetivo é trabalhar a imaginação e a memória dos participantes em relação aos objetos do seu cotidiano.

16h: Webinário Grupo Escolar Rural do Butantan e a prática pedagógica de Noêmia Cruz – Ariadne Ecar (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/89130273351)

A apresentação vai mostrar a história da professora Noêmia Cruz que iniciou, em 1932, uma prática pedagógica rural no grupo escolar que funcionava dentro do Butantan, e a trajetória do próprio grupo escolar. Haverá certificado de participação aos que solicitarem.

Sexta (28)

10h: Oficina Vírus Maker – Museu de Microbiologia (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/5332566850)

A oficina vai ensinar como montar um modelo do bacteriófago, um tipo de vírus que ataca bactérias, utilizando materiais caseiros. Para participar da atividade, serão necessários os seguintes materiais: 2 gominhos da caixa de ovo, massinha de modelar, 1 palito de dente, cola branca ou cola bastão, 6 arames de plástico (se forem pequenos) ou 3 (se forem grandes) e tesoura.

16h: As diferentes vacinas produzidas pelo Instituto Butantan – Viviane Botosso (https://butantan-gov-br.zoom.us/j/82480282587)

Serão apresentadas todas as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e as particularidades de atuação no corpo humano, como é sua produção, os estudos em andamento, entre outros assuntos.

Assessoria de Comunicação

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo quer a verdade, diz Musk sobre X ser o app mais baixado no Brasil

Rede social lidera em número de downloads na AppStore, da Apple, tanto na categoria...

Lira aciona polícia da Câmara contra Felipe Neto após ser chamado de ‘excrementíssimo’

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

PCDF responsabiliza motorista de ônibus por acidente com trem

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu a investigação sobre acidente envolvendo trem e...

Mais para você