InícioEditorialFinlândia e Suécia formalizam pedidos de adesão à Otan

Finlândia e Suécia formalizam pedidos de adesão à Otan

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte ( Otan), Jens Stoltenberg, informou que a Finlândia e a Suécia pediram oficialmente para ingressar na aliança. A medida, comunicada nesta quarta-feira (18/5), havia sido anunciada durante a semana e é consequência da invasão russa na Ucrânia.

Autoridades dos dois países nórdicos participaram de cerimônia na sede da Otan, em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta. A Turquia, um dos membros da Otan, ameaça bloquear a entrada da Finlândia e da Suécia na organização.

“O pedido que vocês apresentam é um passo histórico”, disse Stoltenberg ao receber a demanda formal de adesão. O gesto dá início a um complexo processo de aprovação. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse, na segunda-feira (16/5), que sua nação não vai aprovar a entrada dos países nórdicos na organização.

  • Putin
    Mundo
    Expansão militar da Finlândia e Suécia exigirá reação russa, diz Putin
  • suécia bandeira
    Mundo
    Primeira-ministra confirma adesão da Suécia à Otan: “Sinal de força”
  • Soldados da Otan aparecem em registro no Afeganistão-Metrópoles
    Mundo
    Rússia: adesão de Finlândia e Suécia à Otan constitui “grave erro”
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, por sua vez, pontuou que a expansão militar na Finlândia e na Suécia vai exigir reação do seu país.

     


    0

     

    A Otan é uma organização militar liderada pelos Estados Unidos e tem a Turquia entre seus membros. Para que a Finlândia e a Suécia realmente integrem a entidade, além de um longo processo de adesão, é necessário que haja apoio unânime dos 30 países integrantes.

    Mas por que a Turquia é contra a adesão?

    Erdogan alega que a Suécia e a Finlândia eram “o lar de muitas organizações terroristas”, referindo-se principalmente a militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, legenda conhecida como PKK.

    O PKK é um grupo guerrilheiro curdo, que por décadas combateu uma insurgência separatista em partes da Turquia. O grupo foi designado pelos Estados Unidos como uma organização terrorista em 1997.

    A Turquia assinala que deseja que os países nórdicos interrompam o apoio a militantes curdos em seu território e suspendam as proibições de venda de algumas armas.

    Otimismo

    A reação da Turquia não foi vista com surpresa. Isso porque, anteriormente, o líder da nação demonstrou insatisfação com a iniciativa dos países nórdicos.

    O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, revelou, no domingo (15/5), que estava confiante de que o grupo poderia “absorver as preocupações” da Turquia e seguir com a adesão dos nórdicos.

    “Estou muito confiante de que chegaremos a um consenso sobre isso”, disse Blinken em entrevista coletiva, acrescentando que a Otan é “um lugar para o diálogo”.

    O post Finlândia e Suécia formalizam pedidos de adesão à Otan apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    PF intima Juscelino Filho a depor sobre desvio de emendas

    Ministro das Comunicações é investigado por suposto uso irregular de dinheiro público em obras...

    Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

    Foto: Divulgação Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final 26 de...

    “De Pokémon?” Torcedores do Boca ficam revoltados com gols de Pikachu

    A vitória eletrizante do Fortaleza por 4 x 2 contra o Boca Juniors, nessa...

    Unifesp demite esposa de Weintraub por abandono de cargo e faltas

    Daniela Weintraub estava com salário suspenso desde abril de 2023; ex-ministro também foi demitido...

    Mais para você