InícioEditorialGoverno lança documentário sobre o combate à pandemia

Governo lança documentário sobre o combate à pandemia

 Comunicação  As dificuldades enfrentadas nos dois últimos anos para comunicar à população baiana sobre como se proteger do coronavírus são tema do documentário “Um visitante indesejado”. Lançado ontem, na sala do coro do Teatro Castro Alves (TCA), a produção do governo do estado relembra os momentos mais delicados da disseminação do coronavírus.

Em 6 de março de 2020, quando as informações sobre a covid-19 ainda eram escassas, coube à imprensa baiana investigar e fornecer informações corretas às pessoas, sem causar alarde. A disseminação de fake news foi um dos principais obstáculos a serem enfrentados no período.

“Neste percurso desafiador, destaco o aprendizado e o espírito de colaboração que serviu de alerta nas horas mais amargas. Por isso, uma das coisas mais gratificantes que aconteceram durante a pandemia foi a colaboração dos veículos de comunicação e das suas incansáveis equipes”, afirmou o secretário estadual de Comunicação Social, André Curvello.

Durante as medidas restritivas, jornalistas continuaram nas ruas trabalhando para levar informação de qualidade àqueles que puderam ficar em casa. “Houve a compreensão de que as empresas e os trabalhadores do setor também faziam parte do combate à pandemia”, acrescentou o secretário.

Produção mostra os desafios no combate à doença e as peças de comunicação feitas para alertar a população (Foto: Ana Albuquerque/ CORREIO)

Artistas baianos que fizeram parte de campanhas de alerta sobre a pandemia, como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Márcio Victor, também são lembrados no documentário, que tem 45 minutos de duração, reúne as peças de comunicaçao sobre o tema lançadas no período  e será disponibilizado em breve nas redes sociais do governo.

Quando a segunda onda começou a se instalar no Brasil, em março de 2021, o desafio do governo foi fazer uma comunicação para conscientizar o jovem a ficar dentro de casa . Foi aí que a propaganda passou a ser mais direcionada, com uma linguagem própria para esse público. “Fomos descobrindo caminhos que pudéssemos trilhar para tocar o coração das pessoas”, afirma Faustão, diretor de criação da Objectiva, agência que realizou diversas campanhas publicitárias sobre o coronavírus. O filme mostra ainda a importância da comunicação para que as pessoas aderissem à vacinação. 

Público na sala do coro do TCA no lançamento do documentário (Foto: Ana Albuquerque/ CORREIO)

*Com orientação da subeditora Fernanda Varela.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

População brasileira dá R$ 23 bi a Brasília e banca 38% dos gastos

Valor para 2024 está estipulado no Fundo Constitucional do DF; especialista diz que gastos...

Presidente da Anvisa decide manter proibição de cigarros eletrônicos no país

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa (Agência Nacional de...

STF age para revogar decisão do ministro encantado por um bicheiro

Impossível que Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal graças a Bolsonaro, não previsse...

Brasília completa 64 anos com show do Alok e pirâmide na Esplanada

Alok, Luccas Neto, Aline Barro e Xand Avião são os destaques das festas; a...

Mais para você