InícioEditorialEconomiaHistória Hoje: há 230 anos, Bolsa de Nova Iorque era fundada

História Hoje: há 230 anos, Bolsa de Nova Iorque era fundada

Vinte e quatro corretores e a assinatura de um pacto marcaram a fundação da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 17 de maio de 1792. Em resposta à crise financeira da época, o Acordo Buttonwood buscava promover a estabilidade no mercado e garantir transações confiáveis.

Inicialmente, os comerciantes faziam reuniões informais em cafés da cidade. Só em 1817, com um mercado mais ativo, surgiu a necessidade de uma maior organização, incluindo uma sede em uma sala em Wall Street. Além disso, foi criada uma legislação específica para regular o comércio.

Na época, 30 ações em média eram negociadas por dia. O presidente da Bolsa gritava o nome de cada título e os corretores gritavam lances e ofertas. Por volta de 1865, o número de ações diárias passava de 300. 

A partir de 1870, começou a tradição de anunciar a abertura e fechamento dos pregões com o toque alto de um gongo chinês. Posteriormente, ele foi substituído por sinos.

Os primeiros telefones foram instalados em 1878. E o volume de negócios superou a marca de um milhão de ações pela primeira vez.

A atual sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque foi inaugurada em 1903. A primeira mulher a se tornar membro entrou em 1967. E o primeiro homem negro em 1970. 

Os avanços tecnológicos provocaram mudanças nas operações ao longo dos anos. E foi a tecnologia que sustentou o funcionamento durante o momento mais crítico da pandemia de covid-19 com realização de pregões eletrônicos.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Economia Brasília 17/05/2022 – 10:28 Sheily Noleto/ Renata Batista Dilson Santa Fé – Locutor da Rede Nacional de Rádio Bolsa de Valores de Nova Iorque História Hoje terça-feira, 17 Maio, 2022 – 10:28 134:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado nesta quarta

Começa nesta quarta-feira (24) o pagamento do abono anual aos beneficiários da Previdência Social...

Semana de Prevenção ao Câncer de Boca: FACISA Promove Evento Gratuito em Itamaraju

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) em...

Por frente ampla, Nunes se reúne com representantes de partidos

Caciques de 9 siglas que apoiam a reeleição do prefeito de São Paulo compareceram...

Lula cobra ministros, mas teve 74% menos reuniões com parlamentares que Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Arquivo O presidente Lula 24 de abril de 2024 | 10:29 ...

Mais para você