InícioEditorialEconomiaIBGE prevê safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

IBGE prevê safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

O Brasil deve produzir, em julho, 263 milhões e 400 mil toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Um recorde! A estimativa está no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE.

Este valor é 4% maior que a safra obtida em 2021, de 253 milhões e 200 mil toneladas, e 0,8% acima da estimativa de junho.

O crescimento se deve ao aumento do plantio e dos investimentos dos produtores que estão ampliando a área de cultivo de grãos em 6,4% para 73 milhões de hectares, o que significa mais 4,4 milhões de hectares em relação a 2021.

Na avaliação do gerente da pesquisa, Carlos Barradas, os produtores plantaram mais porque os preços internacionais estão muito elevados, sobretudo o do trigo, por conta da guerra da Rússia e a Ucrânia, que são grandes produtores e exportadores de trigo.

O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos da pesquisa. Somados, eles representam 91,4% da estimativa da produção e respondem por 87,1% da área a ser colhida.

A soja apresentou alta de 0,7%, em relação a junho. É o segundo produto responsável pelo crescimento de 2 milhões de toneladas de grãos em julho, depois do trigo que atingiu 820 mil toneladas.

O IBGE também divulgou os resultados preliminares da Produção Pecuária para o segundo trimestre do ano. O abate de frangos caiu 2,0%, o de bovinos subiu 2,7% e de suínos cresceu 6,6%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Economia Rio de Janeiro 11/08/2022 – 11:30 Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional safra IBGE Recorde quinta-feira, 11 Agosto, 2022 – 11:30 2:08

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Haddad pede compromisso ao Congresso para votar tributária em 2024

O ministro da Fazenda foi à Residência Oficial do presidente do Senado nesta 4ª...

Fachin e Gilmar são a favor de registro na Justiça e prazos para apurações do Ministério Público

Foto: Antonio Augusto/ STF Os ministros Edson Fachin e Gilmar Mendes, do STF...

Wanessa tira satisfação com bailarina que não olhou para ela no BBB 24

Wanessa Camargo participou do BBB 24 e ficou chateada com uma situação específica no...

Senado vota Perse na próxima terça. Daniella Ribeiro será relatora

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta quarta-feira (24/4), que a...

Mais para você