InícioITAMARAJU | Dia Mundial da Água reúne entidades em prol da preservação...

ITAMARAJU | Dia Mundial da Água reúne entidades em prol da preservação da Lagoa do Jacaré

Em 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, e para que a data não passasse em branco, diversas entidades se reuniram posteriormente em Itamaraju, em ato educativo em prol da preservação ambiental e do uso consciente de água.

A ação coordenada foi em torno da defesa e preservação das fontes de água e aconteceu na tarde deste sábado, 25, na Lagoa do Jacaré, manancial localizado no centro da cidade.

 

A iniciativa partiu doPEN-Itamaraju, Grupo Rosa dos Ventos, Grupo de Proteção aos Animais, Associação dos Diabéticos e outros segmentos sociais. Os participantes do evento fizeramações ecológicas como plantio de mudas de ipê, pau brasil, cupuaçu e cacau,e coleta de lixo ao redor da lagoa.

Defensor das causas ligadas ao meio ambiente, Vinicius Almeida, membro do PEN,ressaltou que a Lagoa do Jacaréjá perdeu muito de sua beleza e, que,“atualmente seu entorno é desolador, acumulando lixo, e excesso de plantas aquáticas que impedem que se possa ver o espelho d’água dessa nascente”.

“Esse dia serve de inspiração para compartilharmos problemas relacionados com a água e tomarmos medidas para mudar a situação”,destacou Wellington Grams,ativista ambiental do Grupo Rosa dos Ventos.

A organização do movimento defende que seja feito um estudo sobre o impacto ambiental e que medidas sejam adotadas em torno da revitalização do da Lagoa do Jacaré, que faz parte do patrimônio ambiental do município.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itamaraju,Ivan Favarato Filho, a revitalização da lagoa está entre as prioridades da atual gestão municipal. “Foram anos de abandono da Lagoa do Jacaré, mas o novo governo de Itamaraju está se empenhando em solucionar o problema, solução essa que atenda a todos os requisitos legais em torno da recuperação e preservação da lagoa”, salientou Favarato.

Acrescentou o secretário que “o nosso desejo é que esse espaço seja local de lazer e recreação, pois a interação com a natureza faz bem para a saúde e melhora a qualidade de vida de todos”.

Por | Domingos Oliveira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula dá de presente a Macron queijos, geleia, café e espumantes

Jogador do Vasco, Dimitri Payet, também presenteou o presidente francês com uma blusa do...

Não sou obrigado a ter mesmo nervosismo dos europeus com guerra na Ucrânia, diz Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O presidente da França, Emmanuel Macron, convidado de Lula,...

Governo adianta ações para produtores afetados pelas mudanças do clima

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (28/3), a proposta do Ministério da...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte de ex-presidente

A defesa de Jair Bolsonaro solicitou novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução...

Mais para você