InícioEditorialManhãs de violência: em 11 dias Salvador registra 3 crimes com arma...

Manhãs de violência: em 11 dias Salvador registra 3 crimes com arma de fogo

Em 11 dias Salvador foi palco de três crimes violentos envolvendo armas de fogo. Após os soteropolitanos se chocarem com o caso de uma nutricionista baleada por um assaltante quando chegava para o trabalho, e de uma idosa vítima de um tiroteio entre policiais e homens armados enquanto caminhava, a cidade foi palco de outro crime chocante: uma adolescente de 15 anos morta na frente da mãe e da irmã, em um assalto no Centro da Cidade envolvendo duas mulheres.

Além da violência, o que chama atenção nesses casos é que todos ocorreram ainda nas primeiras horas do dia e com o envolvimento de armas de fogo. Nas duas primeiras ocorrencias os suspeitos foram rapidamente localizados pela Polícia Militar (PM), como destacou o comandante da PM, Coronel Paulo Coutinho ao comentar sobre essa onda de crimes matinais, relembrados após o assassinato da adolescente, ocorrido na terça-feira (02), 

“Duas ocorrências que coincidentemente me dá oportunidade de dizer que a Polícia Militar estava presente fazendo a prisão e fazendo o enfrentamento aos criminosos que atacaram aquelas senhoras, infelizmente com efeitos colaterais, que a gente lamenta profundamente, mas que deixamos bem claro: a Polícia Militar é uma instituição que está 24h disponível para fazer frente ao crime e deixar bem claro que aqui na Bahia ele não há de prosperar”, afirmou o comandante em entrevista à TV Bahia.

Além do trabalho ostensivo, o comandante também falou sobre as ações de prevenção da PM, dando como exemplo o programa “Amanhecer Seguro”, ao ser questionado se ostensividade seria suficiente no combate a esses crimes: 

“Nós temos um policiamento a partir das 4h em toda capital com o objetivo de fazer frente a todas as modalidades criminosas, mas principalmente assalto a ônibus, que estamos com uma redução de 28,5% neste primeiro semestre. Isso deixa bem claro que a ostensividade está bem alta em nossa capital, foram fatos locais, em momentos diversos, agora, que tem essa semelhança de horário. E nós temos esse policiamento que a gente chama de Amanhecer Seguro, que é uma grande operação com o objetivo de levar essa segurança adicional a nossa sociedade”, detalha.  

Mesmo com o trabalho ostensivo e com um índice de latrocínios 55% menor este ano, comparado ao mesmo período do ano passado, quando o estado registrou 20 casos de roubos seguidos de morte frente aos noves contabilizados até junho de 2022, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-Ba), pessoas como a adolescente Cristal Rodrigues Pacheco, continuam sendo vítimas da criminalidade.

Nesse contexto, o especialista em segurança pública, Sandro Cabral, destaca a importância do trabalho ostensivo para dar uma resposta aos criminosos e como um meio de garantir segurança à sociedade, mas aponta também que ações preventivas em conjunto com todos os departamentos de combate a crimes, têm um papel ainda maior na redução dos índices de criminalidade.

“Crimes de grande comoção como esses precisam de respostas firmes para sociedade, primeiro para aplacar a sensação de insegurança e segundo para mandar a mensagem para os criminosos de que os crimes são punidos e que a sociedade não tolera isso, no entanto, na parte que cabe a PM, e aí a gente não pode falar apenas de polícia militar, a gente também precisa falar de Polícia Civil, porque os crimes ocorrem em determinadas áreas, e a medida que vc tem a incidência dos crimes em certas áreas e horários, o ideal é que se trabalhe com ações de inteligência, então, qualquer que seja o programa da PM, um programa efetivo precisa ter coordenação entre diferentes forças policiais”, destaca o especialista.

Ainda de acordo com ele, o trabalho de prevenção precisa envolver o mapeamento de espaços mais propensos a ações criminosas levando em consideração até mesmo fatores como iluminação urbana. 

“A prevenção passa por lugares que são mais propensos a execução de crime, se você tem áreas que são mais propensas, você tem ali um padrão para a polícia alocar efetivos próximos àquelas regiões. Há também questões básicas: ‘você sabe que tem áreas que são mais propensas ao crime, mas é uma área escura’, então ações para melhorar a iluminação pública da cidade, instalação de câmeras de identificação e  parceria com as comunidades afetadas que moram nas regiões para que denunciem à polícia movimentos suspeitos. As ações de prevenção precisam operar nesse grau”, aponta Cabral. 

Criminalidade entre mulheres
A cientista social, pesquisadora da Rede de Observatórios e articuladora da Iniciativa Negra, Luciene Santana, afirma que, apesar de pouco comum, a participação de mulheres nesses crimes violentos tem aumentado no estado, como foi o caso das assaltantes responsaveis pelo assassinato da adolescente de 15 anos. 

Para ela, o maior envolvimento das mulheres está atrelado a queda na renda causada pela pandemia da Covid-19, que tem feito essas pessoas optarem pela criminalidade para sobreviver, mesmo que isso não seja uma justificativa para a prática de crimes.

A presença de arma de fogo nesses episódios é outro fator analisado por ela: “As ações de prevenção são importantes para que esses crimes não aconteçam, principalmente casos bárbaros como o desta adolescente. E já que estamos falando de um crime com arma de fogo, é importante ressaltar que o período de facilitação da aquisição desse material aumentam ainda mais essas ocorrências”, aponta a pesquisadora. 

A reportagem solicitou a Secretária de Segurança Pública (SSP-Ba) o número de mulheres envolvidas em crimes de latrocínio e está aguardando a informação. 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Congresso dos EUA não mostra íntegras de decisões de Moraes, diz STF

Suprema Corte informa que os documentos revelados em comissão traz os ofícios encaminhados às...

Entenda o que diz relatório de deputados dos EUA sobre decisões sigilosas de Moraes

Foto: Carlos Moura/SCO/STF Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal 18 de...

Prefeitura amplia faixa etária para vacina da dengue; saiba mais

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria...

Excluída, Mani fica em hotel diferente do de Davi, diz colunista

O BBB24 já acabou, mas as polêmicas envolvendo Davi Brito seguem a todo vapor....

Mais para você