InícioEditorialMarcas baianas brilharam na SPFW, mais importante semana de moda do país

Marcas baianas brilharam na SPFW, mais importante semana de moda do país

O  maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week (SPFW), realizou sua 53a edição entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Nesta nova fase, que levou os desfiles para Zona Leste da capital paulista, quatro marcas baianas ganharam destaque no line-up oficial:  Meninos Rei, Ateliê Mão de Mãe, Isaac Silva e a estreante no evento Dendezeiros. Elas levaram desfiles politizados, o poder da representatividade, as raízes afrodescentes , a sofisticação do trabalho artesanal e celebraram a diversidade da comunidade LGBTQIA +. Vem conferir!

Fotos: Rodrigo Ladeira

Meu Ori

Meninos rei reafirmou sua exaltação fashion pela ancestralidade e a representatividade afrodescendente. Os irmãos Junior e Céu Rocha levaram uma passarela repleta de modelos e personalidades negras. A cantora baiana Mariene de Castro abriu o fashion show intitulado “Meu Ori é minha voz”, que teve participação da ex- BBB Jessi, também baiana, e os influencers soteropolitanos Natália Luz e Matheus Araujo. Ori em iorubá quer dizer “cabeça” e nas religiões de matriz africana, faz também referência ao orixá que guia a pessoa. Os tecidos africanos estavam presentes – marca registrada dos Meninos – em criações volumosas, vestidos, camisas e macacões. “Gostaria de destacar os acessórios usados no desfiles: as coroas e os balangandãs vieram da casa de artigos religiosos do Ilê Dê Odê , que fica na Feira de São Joaquim. Além das joias de Kelba Varjão, os brincos e anéis de Luana Rodrigues e as sandálias do artista plástico sergipano Lucas Lemos, da Tsuru”, conta Junior. Outro grande destaque foi a estamparia exclusiva criada pelo designer baiano Hori, do Estúdio Ága, a partir de códigos gráficos que representam a marca.

Foto: Luigi Galvão

Maragogipinho

Em sua segunda participação no SPFW o Atêlie Mão de Mãe , brand capitaneada por Patrick Fortuna e Vinícius Santana, confirma seu talento em transformar o artesanal em artigo de luxo. A apresentação foi inspirada na comunidade de Maragogipinho, no Recôncavo Baiano, localidade conhecida pelo rico artesanato em barro. Isso se refletiu em uma coleção feita a mão com uso 100%  de algodão e aviamentos naturais. Algumas peças representam em crochê as pinturas dos vasos de barro e as flores de Tabatinga. “Nosso olhar é para o futuro , mas trazendo a atemporalidade do trabalho manual e buscando valorizar os fazeres que vão sendo esquecidos, gerando renda para os trabalhadores do crochê e dando sempre o toque de modernidade”, explica Patrick. Uma novidade foi a presença, pela primeira vez, de itens em tecido plano, com looks em alfaiataria de modelagem amplas,  além do uso do  tweed e da seda aliada ao crochê.

Foto: João Bertholini

Panterona

Coube ao estilista baiano, radicado em São Paulo, Isaac Silva encerrar a edição do SPFW, na noite de sábado (04/06), em total clima de festa. “Para qualquer marca, desfilar no SPFW é muito importante, pois nos apresentamos para a grande indústria da moda” , revela Isaac. Panterona foi o nome escolhido para batizar sua coleção que homenageia uma das figuras mais icônicas da noite gay paulistana na década de 90,  a drag queen Márcia Panterona. O que transformou sua passarela em um grande desfile de personalidades da comunidade LGBTQIA+ . Estiveram por lá : a cantora trans baiana Majur, Ícaro Silva, a vereadora trans paulista Erika Hilton, além de outros. Os destaques vão para os tecidos, o linho com estampa da Mulher-Gato e as malhas Teda, desenvolvidas com estampa exclusiva de panteras. Um caso à parte foram os acessórios em strass e as bolsas de macramê feitas pela irmã do Isacc.

Foto: Kevin Oux

Tabuleiro

A  jovem marca Dendezeiro, comandada pela dupla Hisan Silva e Pedro Batalha, apresentou um desfile virtual, através de um fashion filme todo realizado na Bahia. A inspiração para a primeira coleção apresentada no SPFW (depois de 3 anos desfilando na Casa de Criadores) veio de um dos nossos ícones gastronômicos: o tabuleiro de acarajé. Ele foi usado como símbolo da diversidade cultural baiana formada a partir dessa poderosa herança vinda da África. Tudo isso foi traduzido através do encontro entre a alfaiataria e o DNA street da marca. A coleção de Inverno veio cheia de peças ajustáveis sem gênero e adaptáveis a diversos corpos, tudo feito em sarja e malha de algodão. Outros elementos como as miçangas foram acrescentados como forma de trazer ainda mais essa força da cultura baiana.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

8 de Janeiro ainda tem 88 pessoas presas pelo STF

Reprodução 1 de 1 Bolsonaro PGR Bolsonaristas invadem o Planalto em 8 de janeiro...

Redes sociais distorcem Marco Civil, diz coordenadora do CGI

Renata Mielli afirma que as plataformas fazem “interpretação indevida” da legislação para não se...

‘Só faço isso da vida’, responde Haddad após recado de Lula sobre falar mais com o Congresso

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil O ministro Fernando Haddad (Fazenda) 22 de abril de 2024...

Tarcísio restaura Palácio pintado por Doria e inaugura nova exposição

São Paulo – Após quatro meses de obras para restaurar o Palácio dos Bandeirantes,...

Mais para você