InícioEditorialEconomiaMonitor do PIB aponta crescimento de 1,5% no primeiro trimestre

Monitor do PIB aponta crescimento de 1,5% no primeiro trimestre

Impulsionada pelo setor de serviços, a atividade econômica no Brasil cresceu 1,5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o quarto trimestre de 2021. Já na comparação com fevereiro, o avanço do PIB em março, o Produto Interno Bruto, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, foi de 1,8%.

Os dados são do Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas.

Na avaliação do economista da FGV, Cláudio Considera, este resultado é muito bom, principalmente porque o setor de serviços, que responde por 73% da atividade econômica no país, sofreu uma queda muito grande durante a pandemia de Covid-19, e agora está voltando a crescer.

Ele citou a atividade de transportes como exemplo de recuperação, já que as pessoas estão voltando a viajar e a frequentar mais hotéis e restaurantes.

Mas o economista alerta que, mesmo o crescimento da economia voltando ao período pré-pandemia, ainda há dúvida sobre a continuidade, já que não há elementos que mantenham este avanço.

Ainda segundo Considera, a dúvida sobre a continuidade do crescimento da economia está se refletindo no baixo investimento por parte dos empresários.

No primeiro trimestre deste ano, a Formação Bruta de Capital Fixo cresceu 1,5% na comparação com o trimestre anterior, mas o segmento de automóveis, máquinas e equipamentos elétricos e mecânicos, foi o principal responsável pela retração de 4,8% na atividade de máquinas e equipamentos neste mesmo período de comparação.

 

Economia Rio de Janeiro 17/05/2022 – 17:12 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Monitor PIB PIB serviços terça-feira, 17 Maio, 2022 – 17:12 137:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula demarca menos do que o esperado e cita “frustração” de indígenas

Demarcação de todas as terras indígenas é promessa do petista desde início do mandato;...

Bahia destaca R$ 6,7 bilhões de investimentos em novas obras de saneamento durante fórum internacional em Salvador

Foto: Divulgação/Arquivo O montante integra recursos destinados pela Embasa para obras de abastecimento...

Paciente relata atuação de profissionais no CTO de Teixeira de Freitas

Referência na área de Traumato-Ortopedia, o Centro de Tratamento Ortopédico (CTO) de Teixeira de...

Mais para você