InícioEditorialMoradores avistam baleia-jubarte na região da Barra, em Salvador

Moradores avistam baleia-jubarte na região da Barra, em Salvador

As baleias-jubartes já estão dando as caras na costa brasileira e, dessa vez, os moradores do bairro da Barra tiveram a oportunidade de vê-las na água na manhã desta quarta-feira (3). 

A aposentada Diva Oliveira, de 77 anos, estava no Clube Espanhol quando notou a presença do animal. “O que a gente viu foi bastante movimento na água e o dorso dela bem rapidamente”, contou a idosa. 

Já Manuela de Jesus, 78 anos, que estava com Diva, afirmou que conseguiu ver um pouco mais da baleia, mas admitiu que queria ter tido a chance de ver mais. “Estávamos no Clube Espanhol por volta de 9h30 quando vimos de longe a baleia se exibindo. Umas amigas viram o esguicho de água dela, não sei como que chama. Não vimos o animal mesmo, gostaria de ter tido a oportunidade de ter visto”, relatou a aposentada. 

Adriana Colosio, Coordenadora do Programa de Resgate do Projeto Baleia-Jubarte, explicou que é bem comum que essas espécies apareçam em toda a costa brasileira de julho a novembro. “Elas vêm para a costa brasileira para parir os filhotes e para acasalar. Elas querem aproveitar das nossas águas quentes e dos nossos recifes para proteger os filhotes. Isso é bem comum”, explicou a especialista. 

Segundo Adriana, as baleias não apresentam riscos aos banhistas. “As baleias-jubartes são de temperamento dócil e não costumam ir até a praia. Elas se alimentam de Krill, um crustáceo pequeno”, disse. 

Na foto da baleia vista Barra nesta quarta (3), a coordenadora contou que dá para ver a nadadeira dorsal e a coloração bem característica das baleias-jubartes.

Foto: reprodução

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PL discute lançar Nikolas candidato ao governo de Minas em 2026

Lideranças do PL têm estimulado, nos bastidores, a candidatura do deputado federal Nikolas Ferreira...

PF faz operação em Osasco em busca de suspeito por criar perfil falso de Lewandowski no Instagram

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (28) a operação batizada de Inverídico,...

Macron posta meme com Lula e diz que visita “foi um casamento”

Presidente francês passou 3 dias no Brasil, elogiou a eleição do petista e falou...

Mais para você