InícioEditorialNo Rio de Janeiro o contraventor Rogério de Andrade é novamente preso

No Rio de Janeiro o contraventor Rogério de Andrade é novamente preso

O contraventor Rogério de Andrade foi novamente preso, nesta quinta-feira, pouco depois da operação da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro prender seu filho Gustavo de Andrade.

A primeira Vara Criminal da Capital decretou nova prisão para Rogerio. A ordem anterior tinha sido revogada, em caráter liminar, na última segunda-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, que entendeu que os elementos de prova datavam de 2019, não representando “o surgimento de fato novo”.

No entanto o juízo da Primeira Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio acolheu novo pedido do MP que traz novas provas de que o esquema de corrupção e as atividades ilícitas prosseguiram ocorrendo normalmente.

De acordo com o MP alguns dos documentos apreendidos na operação datados de quarta-feira revelam o retorno do pagamento de propina a delegacias especializadas da Polícia Civil do Rio.

Também foram apreendidos documentos com datas de junho e julho de 2022 que expõem uma sistemática cadeia de corrupção mantida de forma persistente mesmo após a deflagração da operação Calígula, ocorrida em maio, quando Rogério e Gustavo passaram a ser considerados foragidos. 

Os dois foram localizados nesta quarta-feira em uma casa no Condomínio Vale do Sossego, em Itaipava, bairro nobre de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Gustavo de Andrade foi preso pela manhã e Rogério de Andrade durante à tarde, após a nova decisão da Justiça.

O MP fluminense afirma que o contraventor e o filho comandam uma estrutura criminosa organizada voltada à exploração de jogos de azar, não apenas no Rio de Janeiro, mas em diversos outros estados. Segundo o MP, o grupo atua com corrupção de agentes públicos, emprego de violência contra concorrentes e desafetos e há suspeita de prática de homicídios.

Procurada, a defesa de Gustavo de Andrade afirmou que a prisão é ilegal e será combatida nos tribunais. A defesa de Rogério de Andrade não respondeu até o fechamento da reportagem.  

A Corregedoria-Geral de Polícia Civil do estado informou que  aguarda comunicação oficial a respeito do caso para que possa tomar as medidas cabíveis.

Segurança Rio de Janeiro 04/08/2022 – 22:58 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Rogério de Andrade quinta-feira, 4 Agosto, 2022 – 22:58 2:11

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao vivo: STF julga sobre cadastro estadual de pedófilos

A ação foi registrada pelo governador do Mato Grosso,...

Governo tenta barrar PEC que turbina salário de juízes em meio a greves

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado/Arquivo Plenário do Senado, onde tramita PEC que pode turbinar...

Conheça o Centro de Diagnose e a importância dos postos de saúde em Teixeira de Freitas

No Centro de Diagnose, que abrange as Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Lourenço...

Lucas Penteado celebra ficha azul nos Narcóticos Anônimos: entenda

Foto: Instagram/Reprodução 1 de 1 foto colorida de Lucas Penteado sorrindo - metrópoles ...

Mais para você