InícioEditorialO Brasil deve amanhecer hoje com menos um candidato a presidente

O Brasil deve amanhecer hoje com menos um candidato a presidente

A dúvida, já tarde da noite de sábado no Recife, era uma só: se o deputado federal Luciano Bivar, presidente do União Brasil, o maior e mais rico partido do país, anunciará, hoje, apenas que é candidato à reeleição, ou se irá além dizendo que apoiará Lula.

Apoiar Bolsonaro nem pensar. Em 2018, Bolsonaro se elegeu pelo PSL, partido presidido por Bivar. Logo em seguida, Bolsonaro abandonou o PSL para criar seu próprio partido, algo que não conseguiu. O União Brasil nasceu da fusão do PSL e DEM.

Bivar vai precisar de ao menos 100 mil votos para se reeleger deputado. O homem de 1 bilhão de reais, parcela do Fundo Partidário ao qual o União Brasil tem direito, está convencido de que terá os 100 mil votos depois de dois dias de negociações.

Para Lula, o apoio pessoal de Bivar vale quase nada, a não ser para reforçar a ideia de que é mais um nome a renunciar à candidatura presidencial para ajudá-lo a se eleger ainda no primeiro turno. O deputado André Janones (Avante) fará o mesmo nesta semana.

Janones aparece nas pesquisas com 2% das intenções de voto. Levando-se em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, ele pode ter de zero a 4%. Bivar tem zero. Em 2006, candidato a presidente da República,Bivar teve 0,06% dos votos.

O que vale para Lula é o apoio que Bivar possa lhe trazer do União Brasil, o partido com a maior bancada de deputados na Câmara e isoladamente o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão a partir de agosto. Esse tempo é ouro puro.

Bivar pode muito dentro do União Brasil, controla o Diretório Nacional do partido, mas não pode tudo. Em Pernambuco, por exemplo, o União Brasil tem candidato ao governo, e esse se opõe a Lula. É também assim em outros Estados, como Goiás.

Mas se Bivar levar para Lula uma fatia expressiva do União Brasil e se reeleger deputado, aumentarão suas chances de disputar a presidência da Câmara em fevereiro próximo, desde que Lula naturalmente derrote Bolsonaro em outubro.

Lula diz que presidente da República nada tem a ganhar se metendo em eleição de presidente da Câmara. Conversa mole. Pode ganhar ali um poderoso aliado, como Arthur Lira (PP-AL), o atual presidente, é de Bolsonaro. Bivar quer entrar no jogo.

O post O Brasil deve amanhecer hoje com menos um candidato a presidente apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Supremas Cortes não podem vencer o extremismo sozinhas, diz Barroso

Presidente do STF diz que país vive momento de “estabilização democrática” durante evento em...

Lula diz que ‘Gol tem que prestar contas’ sobre morte de cão em voo

Foto: Ricardo Stuckert/ PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 24 de...

Fun88 app: como apostar utilizando seu Android ou iOS

O Fun88 app é algo que desperta o interesse de muitos apostadores que estão...

Mais para você