InícioEditorialOperação mira comércio de madeira ilegal de terra indígena no MA

Operação mira comércio de madeira ilegal de terra indígena no MA

A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (3) 22 mandados de busca e apreensão e sete de suspensão da atividade econômica com intuito de inibir a extração e a receptação ilegal de madeira retirada de terras indígenas, no interior do Maranhão.

De acordo com a polícia, a madeira extraída da Terra Indígena Cana Brava, que fica nos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Jenipapo dos Vieiras, estaria abastecendo uma rede criminosa de serrarias, oficinas de móveis e depósitos de material clandestino. As empresas alvos dessa operação ficam a aproximadamente 40 km da terra indígena.

Diversos estabelecimentos da rede operam sem emissão dos Documentos de Origem Florestal (DOF), que são as licenças obrigatórias para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

No período de um ano, foram registrados 117 alertas de desmatamento na Terra Indígena Cana Brava, que possui 137 mil hectares e abriga mais de 4,5 mil indígenas do povo Guajajara. Os alertas foram feitos por meio de imagens do satélite do Programa Brasil M.A.I.S – Meio Ambiente Integrado e Seguro, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Também participaram da operação desta quarta-feira servidores do Ibama, Bombeiros, Instituto Chico Mendes e Polícia Ambiental. Os investigados responderão por receptação qualificada, depósito de produto de origem vegetal sem licença, dentre outros delitos, com penas de até nove anos de prisão.

Segurança Material extraído abastecia serrarias, oficinas de móveis e depósitos São Luís 03/08/2022 – 11:56 Sâmia Mendes/ Sumaia Villela Gabriel Corrêa – repórter da Rádio Nacional Madeira Ilegal Terra Indígena Cana Brava Guajajara Operação Policial quarta-feira, 3 Agosto, 2022 – 11:56 93:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Yanomamis rendem garimpeiros e os entregam à Força Nacional

Indígenas dizem que a ação foi motivada pela contaminação da água por mercúrio depois...

Após recuar sobre Padilha, Lira reclama de Randolfe Rodrigues

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado O líder do...

Davi e Mani Reggo serão interpretados por sósias em documentário

Davi Brito vai ganhar um documentário sobre a sua vida, incluindo momentos vividos no...

Vídeo: Wajngarten denuncia nova tentativa de invasão ao seu prédio

São Paulo – O advogado Fabio Wajngarten, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...

Mais para você