InícioEditorialPacheco nega que PEC que dá aumento à magistratura seja “agrado”

Pacheco nega que PEC que dá aumento à magistratura seja “agrado”

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta segunda-feira (16/5) que a PEC 63/2013 é uma valorização das carreiras de magistratura e do Ministério Público, que “extingue, de uma vez por todas, a possibilidade de haver subsídios, esses penduricalhos que de fato são completamente afastados da realidade nacional”.

A declaração foi feita durante o programa Roda Viva, da TV Cultura.

  • Rodrigo Pacheco
    Política
    “Não existe orçamento secreto”, diz Pacheco sobre emendas do relator
  • Política
    Pacheco afirma que é necessário “virar página” sobre críticas às urnas
  • Eleições 2022
    Pacheco diz que “não há hipótese” de militares apoiarem eventual golpe
  • Quando perguntado pela jornalista Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles, sobre o motivo do “agrado à elite da magistratura”, o parlamentar negou o rótulo e declarou que “não é um agrado, é uma estruturação de carreiras”.

    Pacheco ressaltou também a possibilidade de discussão sobre a limitação das verbas indenizatórias à categoria. “Objetivo do Congresso Nacional é votar projeto que dá fim aos supersalários e ao mesmo tempo estruturar uma carreira que é absolutamente necessária de ser estruturada”, pontuou.

    O projeto em questão propõe reestruturação nas carreiras de juízes e integrantes do Ministério Público criando a parcela indenizatória Adicional por Tempo de Serviço (ATS) de 5% do subsídio a cada quinquênio de efetivo exercício, podendo chegar a até 35%.

    Em uma tentativa de atenuar possíveis críticas, uma das propostas em discussão entre os magistrados é uma emenda mudando o termo “tempo de serviço” para “parcela indenizatória por disponibilidade e dedicação exclusiva”. O que, na prática, não muda a previsão de um aumento entre 5% e 35% no subsídio da elite do Judiciário.

    Participaram da bancada do Roda Viva, nesta segunda-feira, a jornalista e apresentadora do programa, Vera Magalhães, a diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, o editor do Painel da Folha de S.Paulo, Fabio Zanini, a editora-executiva do Estadão em Brasília, Andreza Matais, o âncora da Rádio CBN e colunista do jornal O Globo, Carlos Andreazza, e Denise Rothenburg, colunista do Correio Braziliense e comentarista da Rede Vida.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Pacheco nega que PEC que dá aumento à magistratura seja “agrado” apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Empresas têm até 31 de março para enviar Defis

    A entrega do documento é anual e obrigatória para companhias optantes do Simples Nacional ...

    Delatores que implicaram Lula dizem que Lava Jato fez mal a empresas e democracia

    Foto: Beto Barata/Arquivo/Agência Senado O ex-senador Delcídio do Amaral 28 de março de 2024...

    Carlos Bolsonaro já “aconselhou” Lula a pedir asilo para evitar prisão

    O vereador Carlos Bolsonaro já “aconselhou” um ex-presidente da República a pedir asilo para...

    Mais para você