InícioEditorialPan America: Harley-Davidson lança moto aventureira no Brasil

Pan America: Harley-Davidson lança moto aventureira no Brasil

A Pan America 1250 irá concorrer com modelos como a BMW R 1250 GS e Triumph Tiger 1200

Há algum tempo, a Harley-Davidson demonstra que seu portfólio que ser mais abrangente. O tradicional fabricante americano quer descolar do estilo custom e já comercializa até um modelo elétrico, a LiveWire.

A nova prova da mudança é a Pan America, uma bigtrail, segmento até então inédito para a marca sediada em Milwaukee, nos Estados Unidos. No Brasil, a configuração 1250 Special está em pré-venda por R$ 139.995, valor que inclui o opcional Adaptive Ride Height para as primeiras unidades.

Esse revolucionário sistema de suspensão atua automaticamente e alterna entre uma posição mais baixa (quando a moto está parada) e a altura ideal de pilotagem, quando a motocicleta está em movimento.

O assento da motocicleta aventureira da Harley tem dois níveis

Com 1.252 cm² de capacidade e quatro válvulas por cilindro, ele é capaz de entregar 150 cv de potência a 9 mil rpm e 13 kgfm de torque, sendo que o pico ocorre a 6.750 rpm.

A força é transmitida à roda traseira por meio um câmbio mecânico de seis velocidades e corrente tradicional.

Na versão Special, a Harley-Davidson Pan America pesa 258 kg, 9 kg mais que sua principal rival no segmento: a BMW R 1250 GS. A nova Harley também irá concorrer com modelos como a Triumph Tiger 1200.

Os freios, com ABS de série, têm discos e pinças da Brembo feitos sob medida. O painel de instrumentos é digital, com tela TFT sensível ao toque de 6,8 polegadas.

MERCADO DE MOTOCICLETAS
De acordo com a Abraciclo, associação que reúne fabricante de motos e similares, a indústria de motocicletas fechou o primeiro quadrimestre com 439.817 unidades produzidas.

O volume é 22,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Nos quatro primeiros meses de 2022, as exportações totalizaram 14.533 unidades, o que corresponde a uma retração de 16,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No acumulado de janeiro a abril, foram emplacadas 382.380 motocicletas, aumento de 27,4% na comparação com o mesmo período de 2021.

APOSTA NAS FRANCESAS
A Citroën e a Peugeot ganharam uma nova representação em Salvador. No mesmo local, na Avenida Paralela, próximo à entrada de Alphaville, a concessionária Gaulesa – que está empregando 45 pessoas – tem showroons independentes para as duas marcas. No entanto, o pós-venda é único e ocupa boa parte dos 5 mil m² da empresa.

“Buscamos trazer o que havia de melhor da Peugeot e da Citroën para os soteropolitanos, agregando à longa experiência e reputação do Grupo Indiana, amplamente reconhecido pela força de vendas e pela excelência na qualidade de serviço”, declara Daniel Sampaio, sócio do Grupo Indiana.

O executivo ressalta que essa é a terceira concessionária do tipo que o grupo inaugurou na Bahia, as outras são em Itabuna e Vitória da Conquista. Sampaio está empolgado com os próximos lançamentos das empresas, que fazem parte da Stellantis – que surgiu da fusão da PSA com a FCA.

Entre os modelos aguardados para as próximas semanas estão a Peugeot Partner Rapid e a nova geração do Citroën C3. Com quase 45 anos de fundação, o Grupo Indiana representa 11 fabricantes, com atuação em oito municípios da Bahia.

BRITÂNICO EM TRAJE SPORT
Depois de apresentar no último trimestre do ano passado o Range Rover, que perdeu o sufixo Vogue, a Land Rover revelou agora o Range Rover Sport. O SUV, que deve chegar ao Brasil apenas no ano que vem, está mais tecnológico e luxuoso para disputar com rivais como BMW X5 e Porsche Cayenne.

Uma configuração elétrica está confirmada para 2024, mas enquanto ela não chega, o Sport poderá ser adquirido em duas motorizações.

A versão SE tem motor 3 litros de seis cilindros, híbrido leve, de 359 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. Na versão Dynamic, o rendimento do propulsor passa para 400 cv e 56 kgfm. Para a opção Autobiography Plug-In, a empresa instalou um conjunto de baterias e motor elétrico mais generoso, que rende 440 cv e 85,5 kgfm.

Por fim, há um 4.4 V8 biturbo que rende 530 cv e 76 kgfm e faz o veículo ir de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Todas as configurações usam uma nova transmissão de oito velocidade e possuem tração nas quatro rodas.

AUMENTO DE CUSTOS
A Nissan Motor Company espera zerar o lucro operacional para o atual ano fiscal, que começou em abril e termina em março de 2023.

A informação foi divulgada pela agência Reuters, que atribui o resultado a fatores como a escassez global de componentes eletrônicos, à volta das restrições impostas na China por conta da nova onda do coronavírus e aos altos custos das matérias-primas – principalmente aço e alumínio.

Há pouco tempo, a Toyota também revelou que os gastos com insumos podem custar até um quinto dos lucros da empresa.

DIREÇÃO AUTÔNOMA
A Mercedes-Benz está avançando na condução autônoma e homologou o Drive Pilot, que equivale ao nível 3 pela SAE (sigla em inglês para Sociedade dos Engenheiros Automotivos), quando é permitido que o condutor desvie a atenção da estrada em determinadas situações.

Dois modelos da Mercedes-Benz vão operar no nível 3 de condução autônoma

O sistema estará disponível a partir da próxima semana na Alemanha para o sedã Classe S e para o SUV elétrico EQS. A tecnologia do fabricante alemão baseia-se na detecção do veículo do pacote de assistência à condução – como piloto automático adaptativo e leitor de faixa e e inclui sensores adicionais. Estes incluem principalmente radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, mas os sensores de ultrassom e umidade também fornecem dados valiosos.

SALÃO, SÓ DE CAMINHÃO
A Fenatran, uma das mais importantes feiras de transporte e logística do mundo, está confirmada para acontecer em São Paulo entre 7 e 11 de novembro.

Já a tentativa de retorno do Salão do Automóvel em São Paulo, que teria um outro nome e seria realizado no Autódromo de Interlagos em agosto, não foi adiante.

AVALIAÇÃO DA NOVA NISSAN FRONTIER

Dê play e veja como ficou a linha 2023 da picape

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Beneficiários do INSS receber o 13º a partir desta 4ª feira

O dinheiro será depositado com o benefício referente ao mês de abril, pago desta...

“Fiz o que pude”, diz passageiro que confrontou importunador em ônibus

Passageiros que estavam no ônibus onde um homem de 40 anos foi flagrado importunando...

Polícia Militar errou no procedimento no caso Porsche, diz Secretaria de Segurança Pública

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, nesta terça-feira (23), a investigação...

Mais para você