InícioEditorialEconomiaParcela de famílias endividadas alcança o maior índice em 12 anos

Parcela de famílias endividadas alcança o maior índice em 12 anos

A parcela de famílias brasileiras endividadas alcançou o maior índice em 12 anos: 78% no mês de julho. A quantidade de lares com contas ou dívidas em atraso também foi a maior desde 2010: 29%, resultado que alcança 33% no caso daqueles com renda mensal de até dez salários mínimos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O avanço do endividamento em relação a junho ficou em 0,7 ponto percentual, mas na comparação com julho do ano passado, a CNC registrou alta de 6,6 pontos. A pesquisa mostra ainda que, apesar do percentual de comprometimento da renda permanecer desde abril em 30,4%, no retrato de agora 22% dos brasileiros estão com mais da metade dos rendimentos atrelados à quitação das dívidas.

De acordo com a economista da CNC, Izis Ferreira, as razões para esses aumentos divergem entre a população.

Em julho, a proporção daqueles que afirmaram não ter condições de pagar seus débitos já atrasados também cresceu 0,1% em relação a junho. E a maioria desses consumidores não concluiu o ensino médio, grupo que também foi o que mais precisou atrasar pagamentos.

Apesar das famílias com maiores rendas terem aumentado o consumo no cartão de crédito, pelo terceiro mês consecutivo houve queda nas dívidas nessa modalidade. Ainda assim, do total de endividados, 85,4% possuem débitos a pagar no cartão.

A pesquisa avalia que as famílias têm buscado alternativas de crédito mais baratas por conta dos juros elevados. Com isso, carnês de loja e crédito pessoal foram os que avançaram no endividamento, neste início de semestre. O crescimento dos juros também impactou os financiamentos de automóveis e da casa própria, que caíram cerca de 2 pontos percentuais cada, em um ano.

Economia Foram 78% no mês de julho Rio de Janeiro Percentual de famílias com dívidas a vencer atinge recorde de 78% 08/08/2022 – 14:16 Vitória Elizabeth/ Renata Batista Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional Famílias endividadas endividamento segunda-feira, 8 Agosto, 2022 – 14:16 210:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Preso, ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil

Jorge Glas foi detido em 5 de abril, quando policiais equatorianos invadiram a embaixada...

Michelle e filhos de Bolsonaro vão reforçar palanque de ato no dia 21 no Rio

Foto: Reprodução/YouTube Jair Bolsonaro (PL) e os filhos Flávio, Eduardo e Carlos em...

TSE fará eleições para substituir Moraes na presidência em 7 de maio

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 imagem colorida da sede do TSE Moraes ...

Governo Lula faz demarcação de duas terras indígenas e recua em relação a outras 4 previstas

A ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) 18 de abril de 2024 | 20:15 ...

Mais para você