InícioEditorialEconomiaPercentuais de endividados e inadimplentes são os maiores em 12 anos

Percentuais de endividados e inadimplentes são os maiores em 12 anos

A proporção de famílias endividadas voltou a bater o recorde histórico no mês de abril, e alcançou 77,7% do total. Esse é o maior percentual de todas as edições da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada desde 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O índice avançou 0,2 ponto percentual na comparação com março e 10,2 p.p. em relação a abril de 2021.

De acordo com a economista da CNC, Ísis Ferreira, essas altas estão relacionadas ao contexto econômico do pais e por isso a tendência é que se mantenham…

A parcela da população com dívidas ou contas em atraso, e por tanto inadimplentes,  também alcançou o maior patamar histórico, atingindo 28,6% do total de famílias, uma alta de 0,8 ponto percentual na passagem mensal e de 4,3 pontos com relação a abril do ano passado. O valor também está 4,4 pontos acima do nível pré-pandemia.

Já a fração dos consumidores que declararam não ter como pagar suas dívidas no mês passado ficou em 10,9% dos entrevistados.

A pesquisa bateu outros dois recordes em abril: o percentual de famílias com ganhos acima de dez salários mínimos e ainda assim endividas subiu para 74,9%. Já entre os grupos com renda inferior a marca de 10 salários, o endividamento ficou praticamente estável em 78, 6%, mas 31,9% deles tem débitos em atraso, o que é o maior nível histórico, como alerta a economista….

Pelo lado positivo, o tempo de comprometimento com dívidas caiu novamente em abril, e foi em média 7,1 meses. Mas 32,9% dos endividados estão em débito há mais de um ano.

A pesquisa da CNC revelou ainda que, apesar de oferecer os custos mais elevados, o cartão de crédito segue como o tipo de dívida mais comum entre os consumidores e 88,8% das famílias endividadas optaram por essa modalidade. Isso mostra que o endividamento está ocorrendo essencialmente no consumo de curto prazo.

Economia Índice de endividados chegou a 77,7% em abril Rio de Janeiro 02/05/2022 – 13:14 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional inflação Endividamento dívidas CNC comércio indústria segunda-feira, 2 Maio, 2022 – 13:14 173:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Almoço de Lula com Macron tem camarão, moqueca e cachaça mineira

Menu foi assinado pelos chefs Morena Leite e Katrin e Dante Bassi; também foram...

Supremo discute ampliação do próprio poder de julgar autoridades com foro especial

Foto: Divulgação Plenário do Supremo Tribunal Federal 28 de março de 2024 | 20:00 ...

PL apresentará PEC que pode tirar inquérito de Bolsonaro do STF

O PL trabalha para apresentar na próxima semana uma proposta de emenda à Constituição...

Mais para você