InícioEditorialPesquisa diz que 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer

Pesquisa diz que 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer

“Insegurança alimentar é a condição de não ter acesso pleno e permanente a alimentos. A fome representa sua forma mais grave.” Assim começa o relatório feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). A pesquisa aponta que no fim de 2020, 19,1 milhões de brasileiros não tinham o que comer. Agora, são 33,1 milhões.

O 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil reuniu dados entre novembro de 2021 e abril de 2022, com 12.745 domicílios visitados, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, entre os 26 estados e Distrito Federal. O levantamento mostrou que 41,3% das casas se encontravam dentro do patamar de segurança alimentar, enquanto enquanto em 28% havia incerteza em relação 
ao acesso aos alimentos.

  • Prédios ao fundo
    Grande Angular
    Divulgação de lucro do BB gera comoção nas redes sociais: “Lucros pros bancos, fome pro povo”
  • Contraluz de pessoa em situação de rua próximo ao Congresso Nacional
    Blog do Noblat
    ESPECIAL – A miséria, a exclusão e a fome nas ruas de Brasília
  • Matérias Especiais
    Cicatrizes da fome: acidentes com álcool crescem na crise do gás
  • Já a restrição quantitativa aos alimentos existia em 30,1% dos domicílios. Desses, 15,5% convivem com a fome, a chamada insegurança alimentar grave. Em termos absolutos, significa dizer que 125,2 milhões de brasileiros sofrem com a insegurança alimentar, enquanto mais de 33 milhões vivem em situação de fome.

    A maior parte desses 31,1 milhões vivem na região norte (25,7%) e nordeste (21%). Como não podia deixar de ser, a fome está relacionada às condições de desigualdade, uma vez que ela se encontra em 43% das famílias com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo. Outro dado triste: a insegurança familiar grave atinge mais as casas que têm como chefes mulheres ou pessoas de cor preta ou parda.


    0

    Crise e pandemia

    “A progressiva crise econômica, a pandemia e o desmonte das políticas públicas, que poderiam minimizar o impacto das duas primeiras, explicam o recrudescimento da insegurança familiar e da fome entre o final de 2020 e o início de 2022”, apontam os responsáveis pela pesquisa. “Mesmo o Auxílio Brasil, vigente no período do Inquérito, não mitigou a grave situação social do povo brasileiro”, continuam.

    O levantamento chama atenção de que, apesar dos níveis de segurança alimentar se manterem em 40%, existe um agravamento daqueles que vivem em situação de insegurança. Tanto que entre o último trimestre de 2020 e o primeiro de 2022, a insegurança alimentar grave subiu de 9% para 15,5%, “incorporando, em pouco mais de 1 ano, 14 milhões de novos brasileiros ao exército de famintos do país”, apontam os pequisadores.

    “A piora da insegurança alimentar é a repercussão das desigualdades sociais que resultam de processos econômicos e políticos, com destruição de instituições e políticas públicas, desde 2016. As evidências aqui colocadas apontam a amplitude dos desafios e a necessidade de uma agenda de reconstituição das instituições públicas e de reorientação das estruturas econômicas, políticas e sociais no Brasil”, conclui o levantamento.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Pesquisa diz que 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Redes sociais distorcem Marco Civil, diz coordenadora do CGI

    Renata Mielli afirma que as plataformas fazem “interpretação indevida” da legislação para não se...

    ‘Só faço isso da vida’, responde Haddad após recado de Lula sobre falar mais com o Congresso

    Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil O ministro Fernando Haddad (Fazenda) 22 de abril de 2024...

    Tarcísio restaura Palácio pintado por Doria e inaugura nova exposição

    São Paulo – Após quatro meses de obras para restaurar o Palácio dos Bandeirantes,...

    Ministro diz que sede do União Brasil no Pará foi alvo de ataque

    Celso Sabino (Turismo) afirma que marcas de tiro foram encontradas no local; ele também...

    Mais para você