InícioEditorialEconomiaPesquisas revelam fracasso do PT em esconder vantagem de Neto

Pesquisas revelam fracasso do PT em esconder vantagem de Neto

A nova rodada de pesquisas sobre a sucessão na Bahia confirma a consolidação de três tendências que inviabilizam a estratégia adotada pelo PT para tirar do atoleiro o pré-candidato do partido a governador, Jerônimo Rodrigues. Basicamente, impulsionar a ideia de que a disputa estadual e a nacional são uma coisa só. 

Com Jerônimo oscilando entre 6% e 18% nos dois mais recentes levantamentos – realizados respectivamente pelos institutos Quaest e Real Time -, o PT decidiu apostar tudo na tentativa de esconder a larga vantagem do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). A tática é confundir o cenário, através da divulgação de dados que atrelam o petista ao ex-presidente Lula, em jogo combinado com veículos da imprensa patrocinados pelo Palácio de Ondina.

No entanto, as sondagens publicadas nos últimos dias 17 e 18 corroboram o mesmo movimento detectado pelas pesquisas que vem sendo feitas há quase um ano. Primeiro, a permanência de Neto sempre acima dos 50%, com mais que o dobro da soma dos demais concorrentes. O que liquidaria a fatura ainda no primeiro turno. 

A segunda tendência que dificulta os planos do PT está na cristalização do voto Neto-Lula. Embora a grande maioria dos eleitores baianos saiba que ambos militam em campos opostos, o índice de Neto permanece alto, até mesmo quando Jerônimo é apresentado como o candidato apoiado pelo ex-presidente, com 47%. Ainda assim, segundo a pesquisa da Quaest, Neto se mantém na faixa dos 50%, considerado a margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

Por fim, está a baixa rejeição do eleitorado ao pré-candidato da União Brasil. De acordo com a pesquisa Real Time, publicada na última segunda-feira pela TV Record, Neto possui a menor taxa entre todos os concorrentes, com 17% de impopularidade, 12 pontos abaixo de Jerônimo. Já a sondagem do instituto Quaest aponta 19% para Neto e 14% para o petista, mas os dois empatam tecnicamente no limite da margem de erro. 
     

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lira quer tributária como legado, mas atrasa discussão com feriadão

Ao receber do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os projetos de regulamentação da reforma...

03 pessoas morrem em grave acidente na BR-101 em Itamaraju

Um grave acidente ocorrido nas primeiras horas desta sexta-feira (26), envolvendo um veículo de...

Lula vai a Portugal em jantar de comemoração aos 50 anos da Revolução de Cravos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi a Portugal para participar de...

Mais para você