InícioEsportesAutomobilismoPiquet se pronuncia após chamar Hamilton de 'neguinho'

Piquet se pronuncia após chamar Hamilton de ‘neguinho’

O ex-piloto Nelson Piquet publicou uma nota em inglês nesta quarta-feira (29) em que pede desculpas “a quem se sentiu ofendido” pela entrevista em que ele usa comentário racista ao se referir ao heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton. Piquet usa a palavra “neguinho”.

No pronunciamento, o ex-piloto diz que o uso da palavra no Brasil é corriqueiro e que não quis ser racista.
“Gostaria de esclarecer as histórias circulando na mídia sobre um comentário que eu fiz em uma entrevista no ano passado. O que eu disse foi mal pensado e não vou defender isso, mas quero esclarecer que o termo que usei é historicamente usado informalmente no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e eu nunca usaria a palavra que eu fui acusado em algumas traduções”, escreveu em inglês.
A palavra não citada por Piquet, mas que foi traduzida por alguns portais, é “nigger” ou “nigga”, termos extremamente racistas usados nos Estados Unidos por brancos para inferiorizar negros – sendo utilizados frequentemente por grupos supremacistas.
“Eu condeno fortemente qualquer sugestão de que ela foi usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa da cor da sua pele. Eu peço desculpas sinceramente a quem se sentiu ofendido, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em alguns locais que está circulando nas mídias sociais não é correta. Discriminação não tem lugar na F-1 ou na nossa sociedade e estou feliz de esclarecer meu ponto a respeito”, finalizou.

O vídeo da entrevista viralizou durante o fim de semana, mas foi gravado logo após o Grande Prêmio da Inglaterra de 2021, quando houve um acidente entre Hamilton e Max Verstappen – genro de Piquet.

Nas imagens, por diversas vezes, Piquet usa o termo “neguinho” referindo-se ao heptacampeão mundial ao falar sobre as manobras e ainda insinua que Hamilton “fez de sacanagem” a batida.

Reação de Hamilton, FIA, Mercedes e pilotos

Nessa terça-feira (28), Lewis Hamilton se manifestou sobre as falas racistas e pediu uma “mudança de mentalidade”, além de lembrar que a vida inteira ouviu comentários do tipo.
“Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo disso em minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, escreveu Lewis Hamilton.

Além do piloto, a Mercedes, a F-1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) repudiaram as falas de Piquet e lembraram dos esforços de Hamilton contra o racismo “dentro e fora” das pistas.

Diversos pilotos e equipes da categoria também se manifestaram em defesa do britânico, repudiando o termo racista usado por Piquet

   
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Candidato de Bolsonaro, Engler lidera disputa por BH com 31%

O petista Rogério Correia aparece atrás com 16,4% das intenções; a pesquisa da AtlasIntel...

Deltan Dallagnol tem 18,2%, Paulo Martins, 18%, e Eduardo Pimentel, 17,9%, em Curitiba, aponta Atlas

Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados O ex-procurador da Lava Jato e deputado cassado...

Quatro fatos sobre a realidade do Hospital Municipal que você precisa saber

O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas é referência na rede pública de saúde...

MC Binn toma atitude drástica depois de ser vítima de gordofobia

Nesta quinta-feira (25/4), MC Binn tomou uma atitude drástica, depois de ser vítima de...

Mais para você