InícioEditorialEconomiaPoupança tem maior saída de recursos desde 1995

Poupança tem maior saída de recursos desde 1995

A tradicional caderneta de poupança segue perdendo espaço na preferência dos brasileiros. No mês passado, os saques superaram os depósitos em quase R$ 12,7 bilhões. A maior saída líquida de recursos desde 1995.

E se for levando em conta todo este ano, os resgates na poupança passaram os depósitos em mais de R$ 63 bilhões. Número também recorde.

A fuga recente dos brasileiros da caderneta de poupança pode ser explicada pelo baixo rendimento em comparação com a inflação. Nos últimos 12 meses, a aplicação rendeu pouco mais de 6%, segundo o Banco Central. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA ultrapassou os 11%.

E com a taxa selic alta, é fácil encontrar outros investimentos rendendo bem mais que a poupança e com a mesma segurança, como os títulos públicos emitidos pelo governo.

Outro fator que ajuda a explicar a grande retirada de recursos da poupança é o endividamento das famílias, que cresceu ultimamente.

O último período em que a poupança registrou saldo positivo de depósitos no país foi em 2020. Naquele ano, a aplicação foi beneficiada pela instabilidade no mercado de títulos públicos, bem como pelo pagamento do auxílio emergencial em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.

 

Economia Brasília 04/08/2022 – 20:00 Jacson Segundo / GT Passos Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Poupança saída Recursos Inflação quinta-feira, 4 Agosto, 2022 – 20:00 88:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Redes sociais distorcem Marco Civil, diz coordenadora do CGI

Renata Mielli afirma que as plataformas fazem “interpretação indevida” da legislação para não se...

‘Só faço isso da vida’, responde Haddad após recado de Lula sobre falar mais com o Congresso

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil O ministro Fernando Haddad (Fazenda) 22 de abril de 2024...

Tarcísio restaura Palácio pintado por Doria e inaugura nova exposição

São Paulo – Após quatro meses de obras para restaurar o Palácio dos Bandeirantes,...

Ministro diz que sede do União Brasil no Pará foi alvo de ataque

Celso Sabino (Turismo) afirma que marcas de tiro foram encontradas no local; ele também...

Mais para você